Os 6 eventos que vão definir o rumo do mercado na próxima semana

Tudo que o investidor precisa saber antes de operar na próxima semana

Rodrigo Tolotti

(Shutterstock)

Publicidade

SÃO PAULO – Nos últimos dias, o mercado já mostrou que está entrando no ritmo de Natal e Ano Novo, com o Ibovespa ficando próximo da estabilidade na semana. Porém, é bom o investidor se preparar para uma semana bastante agitada, com uma de indicadores muito movimentada.

Do lado político, a próxima semana deverá bastante devagar já que o Congresso encerra os trabalhos na terça-feira (18), dia em que vota o Orçamento de 2019. Mas ainda vale ficar atento às movimentações do novo governo de Jair Bolsonaro e possíveis anúncios.

No exterior, chama atenção a votação do Orçamento dos Estados Unidos, que ganhou mais importância diante das ameaças do presidente Donald Trump de paralisar o governo do país se o Congresso não aprovar os US$ 5 bilhões previstos para a construção do muro na fronteira do México.

Continua depois da publicidade

Ainda nos EUA, destaque também para a última reunião do Fomc (Federal Open Market Committee) de 2018, em que o mercado espera mais uma alta de juros. O encontro, porém, contará também com uma coletiva de imprensa do presidente do Federal Reserve Jerome Powell e divulgação de projeções econômicas, com os investidores de olho em sinais para a política monetária no próximo ano.

Agenda doméstica
No calendário nacional, atenção para o IBC-Br (Índice de Atividade Econômica do Banco Central) de outubro, na segunda-feira (17), que os economistas da GO Associados esperam que recue 0,15%, seguindo as quedas da indústria e comércio. Com isso, o indicador deve ficar em 2,60% no acumulado de 12 meses.

Além disso, saem a Ata do Copom (terça-feira) e o Relatório Trimestral de Inflação (quinta-feira). Os dois deverão ser complementares à medida que mostram a visão do Banco Central sobre o cenário brasileiro. Após a manutenção da Selic em 6,50% na última semana, o mercado agora tenta projetar quando, e se, teremos um ciclo de alta dos juros.

Para completar, a semana ainda contará com a divulgação do IPCA-15 (Índice de Preços ao Consumidor Amplo – 15) de dezembro, na sexta-feira (21), com projeção da GO Associados de variação de 0,09%, levando o dado acumulado de 12 meses para 4,12%.

Clique aqui e confira a agenda completa de indicadores.

Quer investir com corretagem ZERO na Bolsa? Clique aqui e abra agora sua conta na Clear!

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.