Oposição reclama de blindagem governista e ameaça com CPI no Senado

Maior equilíbrio na casa daria mais forças aos partidos adversários do governo; Dilma convocada para comissão

Publicidade

SÃO PAULO – O bloco oposicionista no congresso nacional ameaça responder à blindagem promovida por governistas com criação de CPI no Senado. A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, é convocada a depor em comissão.

Os líderes dos partidos de oposição no Senado reclamam da maneira como os governistas têm atuado na comissão parlamentar mista de inquérito. José Agripino Maia, líder do Democratas na câmara, qualificou o debate na comissão como “horroroso”.

A comissão parlamentar de inquérito exclusiva do Senado federal daria maior força aos oposicionistas, dado o maior equilíbrio de forças existente nesta casa. Dezenas de requerimentos para convocação de membros do governo e servidores públicos foram rejeitados pela base governista, que possui aproximadamente o dobro dos votos na comissão mista.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Drible no governo

Vendo-se impedida de convocar a ministra-chefe da Casa Civil para depor na CPI mista, em função da elaboração por esta pasta de um suposto dossiê com gastos da presidência de Fernando Henrique Cardoso, a oposição conseguiu convocar Dilma Rousseff para depor à comissão de infra-estrutura do Senado.

Desta forma, Dilma terá 30 dias para comparecer à comissão para prestar esclarecimentos sobre o PAC. Contudo, especula-se que senadores oposicionistas buscarão respostas sobre o dossiê, ao passo que governistas consideram absurda a tentativa, pois fugiria ao escopo da comissão.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.