Oposição quer que Ministério da Defesa abra processo contra diretores da Anac

Acusação é de que os diretores trabalham na defesa dos interesses das companhias aéreas e não dos passageiros

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Os parlamentares da oposição vão apresentar requerimento para que o Ministério da Defesa abra processo disciplinar contra os diretores da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), segundo o deputado Gustavo Fruet (PSDB).

A oposição acusa a Anac de não ter conhecimento técnico para gerir o setor aéreo, já que a nomeação dos diretores é política. Fruet afirmou que os diretores trabalham na defesa dos interesses das companhias aéreas e não dos passageiros.

Segundo o deputado, embora a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) não possa abrir o processo, ela pode determinar que o ministério o faça. Os diretores da Anac podem ser afastados em apenas três situações, sendo que uma delas é por processo disciplinar aberto no Ministério da Defesa. As outras duas situações são por renúncia ou por sentença condenatória.

Continua depois da publicidade

Governo quer impedir processo

A base aliada do governo promete impedir que a denúncia contra os diretores chegue ao ministério. O presidente em exercício da CPI, deputado Eduardo Cunha (PMDB), disse que a comissão não tem poderes para pedir a abertura de processo pelo Ministério da Defesa.

“Vou considerar o requerimento inapropriado porque essa não é uma iniciativa da CPI”, afirmou Cunha, que também disse que não há nenhum indício de que os diretores da Anac tenham cometido crime de improbidade administrativa.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.