Aletheia

ONU vê notícia sobre Lula alvo da Lava Jato como “dramática”

As notícias de Lula alvo da Lava Jato já são destaques na imprensa mundial, em sites como BBC e Financial Times

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – A notícia da nova fase da Operação Lava Jato, tendo como alvo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, já está tendo repercussão internacional. A notícia da fase Aletheia foi classificada como “dramática” pelo porta-voz da ONU para Direitos Humanos, Rupert Colville. Porém, ele se recusou a fazer qualquer tipo de comentário sorbe o assunto.

As notícias de Lula alvo da Lava Jato já são destaques na imprensa mundial, em sites como BBC e Financial Times. Lula foi alvo de mandado de busca e apreensão e de condução coercitiva (quando o investigado é levado para depor) na manhã de hoje. Os carros da PF chegaram às 6h (horário de Brasília) à sua casa, em São Bernardo. Quatro carros entraram na garagem do prédio e cerca de dez agentes ficaram na portaria. Um helicóptero também está no local.

Os advogados de Lula haviam entrado com habeas corpus para evitar a medida de condução coercitiva, mas ele valia só para São Paulo, e não para Curitiba, de onde despacha o juiz Sérgio Moro. Além de Lula, há mandado de condução coercitiva contra o presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto.Às 8h41, ele foi levado para depor à PF em um carro descaracterizado e foi levado até o Aeroporto de Congonhas. Às 8h51, ele prestava depoimento dentro do aeroporto. 

PUBLICIDADE

Cerca de 200 agentes da PF e 30 auditores da Receita Federal cumprem 44 mandados judiciais, sendo 33 mandados de busca e apreensão e 11 de condução coercitiva no Rio de Janeiro, em São Paulo e na Bahia.

Leia também:

Carteira InfoMoney tem 4 novas ações para março; confira

André Moraes diz o que gostaria de ter aprendido logo que começou na Bolsa