Obama teria mais de 80% dos votos se a eleição fosse global

No Brasil, presidente norte-americano seria reeleito com 93% dos votos, mostra pesquisa realizada pelo Ibope em parceria com a WIN

Publicidade

SÃO PAULO – A pouco menos de dois meses para o dia da votação, a eleição norte-americana já agita a população do país, que se divide entre reeleger o democrata Barack Obama ou colocar no lugar o republicano Mitt Romney. Contudo, embora as prévias de voto mostrem que, entre os norte-americanos, podemos ter um empate técnico entre os dois no dia 6 de novembro, uma pesquisa mostra que a situação seria bem diferente se o resto do mundo decidisse o futuro político da maior economia do planeta.

Segundo pesquisa realizada pelo Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística), em parceria com a WIN (Worldwide Independent Network of Market Research), se a eleição para a liderança dos Estados Unidos fosse global, o presidente Barack Obama seria reeleito com 81% votos. O estudo foi feito com 26.014 pessoas em 32 países, entre 20 de agosto e 5 de setembro.

A vitória de Obama seria ainda mais expressiva se considerasse apenas o público brasileiro, onde o atual presidente norte-americano teve 93% dos votos válidos.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

De acordo com a pesquisa, 62% dos entrevistados disseram que a escolha presidencial norte-americana tem forte impacto nos rumos da política de seus países. No Brasil, esse percentual pula para 80%, e 42% dos brasileiros que participaram do estudo consideram que deveriam ter o direito de votar nas eleições que acontecem nos EUA, mesmo percentual da média global.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.