Obama se aproxima de candidatura à presidência dos EUA

Vitória nas primárias do Oregon deram ao senador a maioria dos delegados disputados; Hillary Clinton vence no Kentucky

Giulia Santos Camillo

Publicidade

SÃO PAULO – “Vocês nos colocaram dentro do alcance da candidatura democrata à presidência”. A idéia de vitória está implícita no discurso feito pelo pré-candidato Barak Obama aos seus partidários após vencer a primária de Oregon na última terça-feira (20).

Com o resultado, o senador de Illinois continua na frente e ultrapassa uma barreira importante na corrida, alcançando a maioria dos 3.253 delegados disputados. Para estrategistas políticos, a marca é relevante, já que a maioria dos pré-candidatos que a alcançam conseguem a nomeação.

Após as primárias de terça-feira, Obama conseguiu 1.649 delegados contra 1.497 de sua rival Hillary Clinton. Embora a possibilidade de Obama atingir o número necessário de delegados para a nomeação seja pequena, o fato de possuir mais da metade dos delegados disputados se torna um apelo importante aos superdelegados que ainda não declararam seu voto.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Apostando na vitória

Embora ainda haja mais três primárias (Porto Rico, South Dakota e Montana) até o final da disputa, em 2 de junho, Barak Obama já pensa na disputa presidencial contra McCain.

“A parte mais difícil e mais importante da nossa jornada ainda está à nossa frente”, afirmou Obama aos partidários após a vitória no Oregon.

Kentucky

Porém a terça-feira não foi de comemoração somente para Obama. Hillary Clinton também alcançou bons resultados, com uma grande vitória na outra primária do dia, no Kentucky.

Continua depois da publicidade

A diferença de 36 pontos percentuais sobre o rival animou Clinton, que se reafirmou na luta e disse ser a “melhor posicionada” para vencer as eleições contra o candidato republicano John McCain, em novembro.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Tópicos relacionados