Pós-eleições

Obama parabeniza Dilma pela vitória e diz querer estreitar as relações com o Brasil

Em nota divulgada pela Casa Branca, presidente norte-americano destaca que o Brasil é um importante parceiro e que deve ligar para Dilma nos próximos dias

SÃO PAULO – Após a vitória de Dilma Rousseff (PT) na noite deste domingo (26), o presidente Barack Obama divulgou uma nota à imprensa para parabenizar a presidente reeleita. De acordo com a curta nota, “o Brasil é um importante parceiro para os Estados Unidos e nós estamos comprometidos em continuar o trabalho com a presidente Dilma para estreitar as relações bilaterais”.

Ainda de acordo com o documento, Obama pretende ligar para Dilma nos próximos dias para dar os parabéns pessoalmente. O governo americano quer discutir maneiras para aumentar a colaboração entre os dois países de forma a “promover a segurança global, prosperidade e respeito pelos direitos humanos”.

Além disso, Obama afirmou que quer aprofundar a cooperação entre Brasil e Estados Unidos em temas como educação, energia, comércio e outros temas de interesse mútuo. Veja abaixo a tradução na íntegra da nota divulgada pela Casa Branca:

PUBLICIDADE

“O presidente Obama congratula a presidente do Brasil Dilma Rousseff e sua reeleições ontem. O Brasil é um importante parceiro para os Estados Unidos e nós estamos comprometidos em continuar a trabalhar com a presidente Rousseff para fortalecer nossa relação bilateral. O presidente espera ligar para a presidente Rousseff nos próximos dias para congratulá-la pessoalmente e discutir como podemos aumentar nossa colaboração para promover a segurança global, prosperidade, e respeito pelos direitos humanos, e elevar a cooperação bilateral em educação, energia, comércio, e outros temas de interesse mútuo”.