Obama nomeia Alan Krueger para ser conselheiro econômico da Casa Branca

Economista da Universidade de Princeton deixa atual função de secretário assistente do Tesouro para assumir o novo cargo

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, nomeou nesta segunda-feira (29) Alan Krueger, economista da Universidade de Princeton, para ser chairman do Conselho de Assessoria Econômica da Casa Branca. Para assumir o novo cargo, Krueger deixará sua atual posição no governo norte-americano, de secretário assistente do Tesouro. Cabe lembrar que, durante a presidência de Bill Clinton, Krueger era economista-chefe do Departamento do Trabalho dos EUA.

Por conta de seu histórico de funções no governo, Obama demonstra confiança de que Krueger saberá ter “análises e recomendações simples”, baseadas nas melhores evidências econômicas e não políticas, para ajudar os EUA especialmente na tarefa de aumentar o número de criação de novas vagas de trabalho no país. “Estou confiante de que Alan terá um papel importante como um dos líderes em minha equipe econômica”, disse Obama em discurso na Casa Branca.

Na ocasião, o presidente dos EUA também informou que irá anunciar na próxima semana uma série de medidas para estimular o crescimento econômico do país e colocar “os trabalhadores de volta ao trabalho”. Vale lembrar que Obama está em campanha para reeleição em 2012, em um momento em que a taxa de desemprego norte-americana se encontra em um nível bastante elevado, de 9,1%.