Obama manda congressistas “pararem com farsa”; crise pode ser pior de 2008

Tesouro acredita que paralisação do Congresso pode ser catastrófica

Felipe Moreno

Publicidade

SÃO PAULO – Barack Obama mandou os congressistas norte-americanos “pararem com a farsa”, em discurso nesta quinta-feira (3). O presidente dos EUA se reuniu ontem com os líderes do Congresso, tanto do partido republicano quanto do democrata, e pediu para que a entidade vote um Orçamento. “Votem e parem com essa farsa e encerrem o apagão agora mesmo”, afirmou o presidente. 

Isso terminaria o evento chamado de “government shutdown”, um desligamento das funções não-essenciais do governo – por exemplo, a divulgação de números sobre o mercado de trabalho da economia. Além disso, a paralisação do Congresso pode se alastrar para outro voto importante esperado para este mês: o do teto da dívida, no meio do mês.

Se no momento o governo não tem um orçamento, no meio do mês poderá perder a capacidade de endividar-se. Com a paralisação do Congresso, é esperada uma crise do teto da dívida, aos moldes do que aconteceu em agosto de 2011, que levou ao rebaixamento do país pela 1ª vez na história. Contudo, desta vez o Tesouro acredita que pode ser pior: Jack Lew, secretário do Tesouro, afirmou que se isso ocorrer novamente, será pior que a crise de 2008. 

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Tópicos relacionados