Obama diminui vantagem de Clinton; entre republicanos, McCain lidera disputa

Pesquisa da NBC e Wall Street Journal sobre as eleições prévias nos EUA revela que economia é a maior preocupação de eleitores

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – O pré-candidato democrata Barack Obama diminuiu a diferença para a líder Hillary Clinton, enquanto o Senador John McCain consolida a ponta entre os republicanos, segundo pesquisa sobre a corrida rumo à Casa Branca promovida por NBC e Wall Street Journal.

Embora demonstre o crescimento de Obama, a pesquisa também indicou queda na rejeição à Senadora Clinton. Pelo lado republicano, a consulta evidencia a projeção de McCain como principal candidato republicano, enquanto o ex-prefeito de Nova York, Rudolf Giuliani, despencou de primeiro para quarto.

Ademais, a pesquisa relatou que 81% dos democratas estão satisfeitos com seus candidatos, enquanto somente 57% dos republicanos dizem o mesmo. Soma-se ao complicado cenário para o partido governista a queda de cinco pontos percentuais na aprovação da administração George W. Bush, de 34% para 29%.

Economia em vez de Iraque

PUBLICIDADE

A consulta, realizada durante os turbulentos dias 20 e 22 de janeiro, indicou que a maior preocupação entre os eleitores é o crescimento econômico. Até então, a questão apontada como principal era a guerra no Iraque.

Outro registro marcante da pesquisa decorre da confiança maior que 43% dos eleitores depositam nos Partido Democrata para resolver os problemas econômicos, enquanto apenas 25% declaram preferir os republicanos.