O STF afundou de vez? Especialistas avaliam a falta de confiança da população no Supremo

Confira o debate do Painel WW desta quarta-feira

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – Nos últimos meses, diante de diversas decisões polêmicas, algumas atitudes tomadas de forma monocrática, e muitas mudanças de posicionamento, muito se tem debatido sobre o papel do STF (Supremo Tribunal Federal) e uma possível mancha em sua imagem diante da população.

E para falar sobre isso, o Painel WW, apresentado por William Waack, recebeu nesta quarta-feira (4) José Eduardo Faria, professor da Faculdade São Francisco e da FGV; José Roberto Guzzo, jornalista e diretor do grupo Exame; e Rubens Glezer, coordenador do projeto Supremo em Pauta da FGV.

Para Glezer, há alguns fatores que explicam a postura dos ministros, e entre elas está uma certa independência de opiniões que levam eles a não julgarem os posicionamentos uns dos outros. Além disso, ele ressalta a existência do mecanismo de impeachment dos ministros, mas que isso dificilmente ocorre porque depende de uma decisão do Senado, que tem uma relação muito próxima com o STF.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Já Guzzo foi muito mais enfático em sua crítica, dizendo que os ministros “vivem no mundo da lua”. “Eu tenho confiança zero nesses caras, acho que eles não têm preparo para fazer o que fazem, são pessoas que não têm integridade para fazer isso, e acho que eles são nomeados de uma forma absolutamente espúria”, afirmou.

Confira o debate na íntegra:

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.