O que as pesquisas Ibope e Datafolha sinalizavam 1 ano antes das últimas 2 eleições?

Levantamento sobre a corrida eleitoral de 2018 assustou o mercado, mas distância do pleito demanda cautela à especulação

Marcos Mortari

Publicidade

SÃO PAULO – A divulgação da primeira pesquisa de intenção de voto do Ibope para as próximas eleições presidenciais gerou preocupações no mercado, que viu os candidatos que menos alimentam simpatia dos agentes econômicos despontando na liderança da preferência dos entrevistados. Segundo o levantamento, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é hoje o candidato preferido do eleitorado, com entre 35% e 36% das intenções de voto, a depender do cenário avaliado. Na sequência vem o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ), com entre 13% e 18% dos votos.

Em reação ao forte desempenho da dupla, que já havia sido expressado em pesquisas realizadas por outros institutos, o Ibovespa encerrou a última segunda-feira (30) em queda de 1,55%, aos 74.800 pontos, em seu pior pregão em mais de quatro meses. Analistas ouvidos pelo InfoMoney que pediram o anonimato dizem que os dois candidatos que lideram as pesquisas assustam os investidores por terem uma visão menos favorável à agenda de reformas demandada pelo mercado.

“O mercado está vendo que Lula estará no segundo turno caso possa concorrer em 2018 e com possibilidade de sair vitorioso”, disse um operador do mercado que pediu para não ser identificado. A um ano das eleições, os investidores começam a precificar as possibilidades de um resultado que não lhes agrade, a despeito de todos os alertas feitos de que há muita água a passar embaixo da ponte.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Tendo em vista as recentes movimentações em torno das eleições que ocorrerão nos dias 7 e 28 de outubro de 2018, o InfoMoney resgatou as sinalizações que pesquisas realizadas um ano antes das últimas duas disputas davam sobre o cenário. Em 2013, observou-se uma vantagem muito maior de Dilma Rousseff na corrida pela reeleição do que o que se confirmou nos dias da disputa, assim como a ex-senadora Marina Silva à frente do senador Aécio Neves. Quatro anos antes, era José Serra quem liderava a corrida presidencial, com ampla margem em relação à petista.

2013
Cenário 1 (em outubro de 2013)

Candidato(a) Ibope Datafolha
Dilma Rousseff 39% 39%
Marina Silva 21% 29%
Aécio Neves 13% 17%

Cenário 2 (em outubro de 2013)

Continua depois da publicidade

Candidato(a) Ibope Datafolha
Dilma Rousseff 41% 42%
Aécio Neves 14% 21%
Eduardo Campos 10% 15%

2009
Cenário 1 (em dezembro de 2009)

Candidato(a) Ibope Datafolha
José Serra 38% 37%
Dilma Rousseff 17% 23%
Ciro Gomes 13% 13%
Marina Silva 6% 8%

Marcos Mortari

Responsável pela cobertura de política do InfoMoney, coordena o levantamento Barômetro do Poder, apresenta o programa Conexão Brasília e o podcast Frequência Política.