O que as cinco pesquisas eleitorais indicam para o 1º turno das eleições?

Ibope, MDA, Sensus, Datafolha e Vox Populi confirmaram Aécio em vantagem numérica frente Marina e com menor diferença no 2º turno frente a líder Dilma; exceção é o Ibope, que projeta Dilma vencendo os dois adversários pelo mesmo percentual: 45% a 37%

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – Na véspera do primeiro turno, cinco pesquisas agitaram o sábado (4): CNT/MDA, Ibope, Datafolha, Vox Populi e Sensus. Todas elas mostraram, ainda que dentro da margem de erro, Aécio Neves (PSDB) ultrapassando Marina Silva (PSB) para disputar o segundo turno com Dilma Rousseff (PT), que segue na liderança isolada.

As maiores diferenças se dão no segundo turno: enquanto o Ibope vê que Dilma ganharia de Aécio e de Marina pelos mesmos percentuais, os outros institutos mostraram que seria uma diferença menor entre Dilma e Aécio do que entre Dilma e Marina. Assim, a disputa pelo segundo lugar promete ser disputada, assim como o segundo turno também promete ser emocionante. Veja a análise do Ibope e Datafolha clicando aqui

Confira cada uma das pesquisas: 

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

CNT/MDA
A pesquisa CNT/MDA divulgada às 11h (horário de Brasília) mostrou Aécio Neves (PSDB) pela primeira vez à frente de Marina Silva (PSB) nas intenções de voto. O candidato tucano subiu 4,2 pontos e agora tem 24% das intenções de voto, enquanto Marina caiu mais 3,8 pontos, para 21,4%. Enquanto isso, Dilma Rousseff (PT) se manteve com os mesmos 40,6% dos votos. A margem de erro é de 2,2 pontos.

Segundo a nota de divulgação do resultado, “a análise da evolução dos números das últimas pesquisas mostra tendência de crescimento de Aécio e queda de Marina, o que pode continuar até este domingo (5), dia da votação”.

Entre os outros candidatos, Luciana Genro (PSOL) ficou com 1,1% das intenções de voto, seguida pelo Pastor Everaldo (PSC) com 0,8% e Levy Fidelix (PRTB) com 0,5%. Os outros candidatos pontuaram, juntos, 0,6%. Brancos e nulos somam 5,2% e 5,8% dos entrevistados não sabem ou não responderam.

Continua depois da publicidade

Considerando apenas os votos válidos, o cenário para o primeiro turno fica: Dilma Rousseff com 45,6%; Aécio Neves com 27%; Marina Silva tem 24,1%; Luciana Genro aparece com 1,2%; Pastor Everaldo com 0,8%; Levy Fidelix tem 0,6%; e os outros candidatos somam 0,7% das intenções de voto.

Em uma simulação de segundo turno, Dilma venceria Aécio Neves com uma vantagem de 5,2 pontos, com a petista atingindo 46% dos votos, contra 40,8% do tucano. Neste cenário brancos e nulos totalizam 9,7% e outros 3,5% dos entrevistados não sabem ou não responderam.

Já em uma disputa da petista contra Marina, Dilma venceria por 9,7 pontos, chegando a 47,6% das intenções, contra 37,9% da pessebista. Brancos e nulos representam 11,1% e 3,4% não sabem ou não responderam. Em um terceiro cenário (Marina contra Aécio), o tucano seria vencedor com 43% dos votos contra 37,1% de Marina. Para 15,7% dos entrevistados o voto seria branco ou nulo e 4,2% não sabem ou não responderam.

Datafolha
Já a pesquisa Datafolha mostrou que houve uma inversão da vantagem numérica na disputa do segundo lugar no primeiro turno da eleição presidencial, na véspera da eleição. Quem está à frente agora é Aécio Neves, mas a situação ainda é de empate técnico com Marina.

A presidente Dilma Rousseff segue na liderança folgada da disputa. Dilma tem 44% dos votos válidos (que excluem brancos, nulos e indecisos), seguida por Aécio com 26% e Marina com 24%. Como a margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais, Marina e Aécio estão em empate técnico. Considerando todos os votos, Dilma se mantém em 40%, Aécio subiu 3 pontos, de 21% para 24% e Marina caiu 2 pontos, de 24 para 22%. 

Em uma simulação de segundo turno com Aécio, Dilma aparece com 53% e o tucano, com 47%, uma diferença de seis pontos. Contra Marina, a diferença é de oito pontos: 55% de Dilma ante 47% da ex-senadora. Estas duas simulações consideram os votos válidos. Considerando todos os votos, Dilma tem 49% e Marina 39%; na disputa entre Dilma e Aécio, a petista tem 48% e o tucano, 42%. O Datafolha ouviu 18.116 pessoas, em 468 municípios, entre sexta-feira e sábado.

Ibope
O Ibope também mostrou que Aécio Neves conseguiu arrancar na reta final e alcançou a rival Marina Silva na disputa por uma vaga no segundo turno contra a presidente Dilma Rousseff.

A pesquisa, realizada entre os dias 2 e 4 de outubro, mostrou Dilma Rousseff com 40% das intenções de voto, mantendo a mesma posição do levantamento anterior, de 2 de outubro. Aécio cresceu de 19% para 24%, enquanto Marina recuou de 24% para 21%. Persiste, porém, a situação de empate técnico, já que a margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Em simulações de segundo turno, Dilma venceria os dois adversários pelo mesmo percentual: 45% a 37%. 

Vox Populi
A pesquisa Vox Populi divulgada neste sábado (4), véspera de eleição, tambem mostrou que o candidato Aécio ultrapassou Marina na disputa pelo segundo lugar, mas ainda em situação de empate técnico.

A candidata à reeleição Dilma Rousseff (PT) passou de 40% das intenções de voto em 29 de setembro para 41% hoje, enquanto Aécio passou de 18% para 23%. Marina caiu de 24% para 20%. 

Na simulação de segundo turno frente Dilma e Aécio, a petista aparece com 46% dos votos ante 41% do tucano, cinco pontos. Antes, a diferença era de 48% da petista para 38% de Aécio. 

Sensus
Última da véspera do primeiro turno, a pesquisa ISTOÉ\Sensus realizada entre a sexta-feira 3 e o sábado 4 corroborou as outras quatro pesquisas, com Aécio superando Marina na reta final do primeiro turno.

Apesar do empate técnico, ele está em tendência de alta, 23,6% das intenções de voto ante 20,6% da pesquisa anterior, frente 22,6% da candidata do PSB, que ficou estável; Dilma possui 35,9%, ante 37,3% do levantamento anterior.  “A dinâmica das pesquisas mostra que a diferença entre Aécio e Marina deve aumentar até o encerramento da votação”, afirma Ricardo Guedes, diretor do Instituto Sensus. Se considerados os votos válidos, Dilma tem 42%, Aécio 27,6% e Marina 26,4%.

A pesquisa também mostrou que, em simulações de segundo turno, a diferença entre Aécio e Dilma caiu. Dilma tinha 45,8% das intenções de voto e Aécio 36,9% no levantamento anterior, uma diferença de 5,9 pontos percentuais. Já na última pesquisa, a presidente tinha 43,2% das intenções de voto e Aécio 39,2%: uma diferença de quatro pontos. No cenário de uma disputa entre Dilma e Marina, a presidente teria 43,5% e a ex-senadora 37,3%.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.