“O PT nunca foi um partido anti-capitalista”, diz Haddad; confira entrevista

Prefeito de São Paulo foi o convidado do programa UM BRASIL em sabatina para tratar da experiência à frente da maior metrópole do país e o legado para as próximas gestões

Thiago Salomão

Publicidade

SÃO PAULO – Em entrevista concedida ao canal UM BRASIL, parceiro de conteúdo do InfoMoney, o prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT) fez um balanço da situação atual da esquerda e do próprio Partido dos Trabalhadores. Para ele, imaginar que uma força política automaticamente substituirá o protagonismo do PT é “uma ilusão histórica”.

“A dúvida hoje é se com o enfraquecimento do PT, que todos preveem que vai ser severo, surgirá uma outra força política no lugar. Minha intuição diz que isso é muito difícil de acontecer”, disse Haddad durante a entrevista. Falando sobre a necessidade de reflexão sobre a esquerda brasileira, o prefeito afirmou que o PT “nunca foi propriamente de esquerda”, mas sim um partido de centro-esquerda com forte viés trabalhista.

“O PT sempre trabalhou na linha de que é possível dividir os frutos do capitalismo. Ele nunca foi um partido anti-capitalista”, diz o “futuro ex-prefeito”, que no ano que vem entregará o cargo para João Doria (PSDB), vencedor das eleições municipais de São Paulo em 2016.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

As respostas sobre política são respondidas entre os instantes 14:00 e 32:00 do vídeo abaixo. Confira a íntegra da entrevista:

Parceira do InfoMoney, UM BRASIL é uma plataforma multimídia com mais de 100 entrevistas com grandes nomes dos meios acadêmico, intelectual e empresarial. O objetivo é exibir entrevistas semanais gravadas e ao vivo com grandes personalidades do País. Todas as quartas-feiras, a partir das 14h (horário de Brasília), transmitimos uma entrevista feita pelo canal. Para ver as entrevistas anteriores, clique aqui.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Thiago Salomão

Idealizador e apresentador do canal Stock Pickers