Imprensa estrangeira

“O povo merece ter voz”: editorial do jornal The Guardian pede por eleições diretas no Brasil

"Os políticos brasileiros colocaram o país nessa bagunça: eles deveriam deixar os 143 milhões de eleitores decidirem como querem sair dela", diz o texto

arrow_forwardMais sobre
Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Mais um veículo da imprensa estrangeira decidiu se posicionar sobre o que está acontecendo no Brasil: o jornal britânico The Guardian. Em editorial publicado na terça-feira (23) sob o título “O povo merece ter voz”, a publicação defende a saída do presidente Michel Temer e que ocorra uma nova eleição direta no País.

O texto reforça que as chances do peemedebista seguir no cargo são baixas diante do escândalo com a delação dos donos da JBS, do julgamento da chapa Dilma-Temer no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e a possibilidade de parlamentares convencerem o presidente a renunciar.

Porém, mesmo com a renúncia de Temer, o The Guardian afirma que não deveria ficar nas mãos de políticos investigados a escolha do novo presidente. Segundo o texto, se tivermos eleições indiretas, o povo brasileiro pode entrar em uma apatia, ou fazer com que a população se volte, no longo prazo, para figuras autoritárias, como Jair Bolsonaro, por sua imagem de “anti-político”.

Aprenda a investir na bolsa

E no fim, o editorial ainda reforça: “os políticos brasileiros colocaram o país nessa bagunça: eles deveriam deixar os 143 milhões de eleitores decidirem como querem sair dela”.