O dinheiro torna as pessoas mais conservadoras, diz pesquisa

Pessoas de esquerda passaram a votar em políticos de direita após ganhar na loteria

Publicidade

SÃO PAULO – As pessoas ricas tendem a ser mais conservadoras e se opõem às políticas de compartilhamento de riqueza e de alta de impostos para os mais abastados. Pelo menos essa é a conclusão do levantamento dos professores Nattavudh Powdthavee, da London School of Economics, e Andrew J. Oswald, do Departamento de Economia da Universidade de Warwick.

Segundo o site The Huffington Post, a pesquisa avaliou pessoas que ganharam na loteria e descobriu que quanto mais dinheiro elas tinham, mais conservadoras se tornam. Por exemplo, 18% das pessoas que ganharam £ 500 ou mais (R$ 1.982, de acordo com a cotação do Banco Central do Brasil do dia 11 de fevereiro de 2014) deixaram de votar em políticos de esquerda e passaram a votar nos de direita.

Apesar de nem todos os conservadores serem ricos e nem todos os ricos serem direitistas, o estudo sugere que, para algumas pessoas, as crenças em políticas conservadoras estão correlacionadas com a riqueza e o poder.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Tópicos relacionados