O Brasil é governável? O poder que o próximo presidente terá para comandar o País

Segundo José Álvaro, o sistema político brasileiro está com um furo muito grande especialmente no que diz respeito ao sentimento de representação da sociedade dentro do Estado

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – O Painel WW, apresentado por William Waack, debateu na última quarta-feira (30) o futuro do Brasil após as eleições de outubro e o quanto o presidente que assumir o País terá força para governar.

Para o debate, participam José Álvaro Moisés, o professor do Instituto de Estudos Avançados da USP; Milton Seligman, professor do INSPER; e Francisco Gaetani, presidente da ENAP (Escola Nacional de Administração Pública).

Segundo José Álvaro, o sistema político brasileiro está com um furo muito grande especialmente no que diz respeito ao sentimento de representação da sociedade dentro do Estado. “Na democracia, os soberanos são os eleitores. Se os eleitores não se sentem integrados no sistema, a soberania desaparece”, afirmou. Para ele, “o sistema partidário que existe no Brasil hoje fracassou inteiramente”.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Já Seligman lembra que o novo presidente que assumir terá 70 deputados de sua base na partida, não mais que isso, ou seja, ele não terá a maioria. “É impossível governar sem a maioria”, reforça.

Confira o debate completo:

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.