“O aceleramento do processo de impeachment é decisivo”, diz Jorge Gerdau a empresários

Em café da manhã com empresários, presidente do conselho consultivo da Gerdau disse ter "razoável esperança" com Michel Temer e sua equipe econômica, mas não escondeu o ceticismo e preocupação com os problemas a serem enfrentados

Marcos Mortari

Publicidade

SÃO PAULO – A demora na definição do afastamento definitivo ou retorno da presidente Dilma Rousseff ao cargo máximo da república a partir do julgamento do processo de impeachment tem atrapalhado na resolução do impasse político e econômico que o Brasil vive. Essa é a avaliação do presidente do conselho consultivo do grupo Gerdau (GGBR4) e fundador do Movimento Brasil Competitivo, Jorge Gerdau Johannpeter, que acredita que Michel Temer ganharia um tempo precioso se conseguisse antecipar o julgamento pelo Senado, com início previsto em 25 de agosto. O executivo participou de café da manhã realizado pelo escritório de advocacia Giamundo Neto nesta quarta-feira (3), em São Paulo.

“Acho que o processo do impeachment é um grande fator de não solução das coisas”, disse a cerca de 30 empresários presentes. “Se fizermos a soma que essa demora do impeachment está nos custando… Por isso, o aceleramento desse processo é decisivo. A cada dia vem uma conta nova desse processo sem limites”. Na avaliação de Gerdau, o momento seria positivo para a gestão peemedebista tentar avançar em projetos econômicos, apesar dos desafios.

Em discurso de cerca de quarenta minutos, o executivo disse ter “razoável esperança” com Michel Temer e sua equipe econômica, mas não escondeu o ceticismo e preocupação com a dimensão dos problemas a serem enfrentados. “Vejam que loucura o presidente Temer está vivendo: ele tem uma equipe econômica de altíssima qualidade, uma série de ministros bons, mas a dependência do processo político continua a não andar”, observou. O empresário enxerga um momento peculiar nas relações entre os mundos político e econômico.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“Nunca tivemos uma dependência da área econômica tão forte ou total da área política. Ela tem certa lógica e é evidente que as linhas não andam separadas, mas a desorganização, a incompetência ou a complexidade do mundo fazem com que hoje o não andamento do processo político tenha nos levado a uma incapacidade de o governo avançar satisfatoriamente nos problemas econômicos”, analisou.

Para Gerdau, está na hora de o setor público adotar uma postura mais favorável ao modelo de governança, já consagrado na esfera privada. Ele entende que as instituições do Estado “deixam a desejar de forma impressionante” nesse critério. “Se não houver evolução do setor público, não vamos resolver nossos problemas econômicos e sociais. Esse problema de governança no setor público é caótico”, argumentou. Para Gerdau, o atraso brasileiro no processo de digitalização também pesa no baixo nível de competitividade do País no mercado global.

O presidente do conselho consultivo da siderúrgica também usou seu discurso para criticar a combinação de elevada carga tributária brasileira e o que chamou de ineficiência na esfera pública. O empresário também fez referência aos juros altos no país como impeditivos para ganhos de competitividade e crescimento econômico. “O custo do dinheiro hoje é uma coisa absolutamente impagável em termos de competitividade”, afirmou em referência às taxas significativamente mais baixas em comparação com outras economias do mundo.

Continua depois da publicidade

Apesar da percepção cautelosa sobre o futuro do país, o empresário comemora mudanças que o ingresso de Temer na presidência de forma interina trouxe. “No atual governo, temos uma pessoa que ouve, o presidente ouve, consequentemente os ministros ouvem. Quando o presidente não ouve, ninguém precisa ouvir”, afirmou. Gerdau ainda concluiu seu discurso com mensagem positiva: “temos campo de melhoria incrível, agora tem que entrar na cabeça da elite política o tema de governança. Sem isso, não avançamos”

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Marcos Mortari

Responsável pela cobertura de política do InfoMoney, coordena o levantamento Barômetro do Poder, apresenta o programa Conexão Brasília e o podcast Frequência Política.