Número de brasileiros que votam no exterior mais que dobra nas eleições 2010

Este ano, 200.398 eleitores poderão votar nessas eleições; há quatro anos, 86.359 brasileiros estavam aptos a votar

Publicidade

SÃO PAULO – O número de eleitores brasileiros que votam em outros países cresceu mais de 130% em comparação às eleições de 2006.

Este ano, 200.398 eleitores poderão votar nessas eleições, segundo dados do Ministério das Relações Exteriores divulgados pela Agência Brasil. Há quatro anos, 86.359 brasileiros que moravam no exterior estavam aptos a votar.

Haverá votações em 126 cidades em vários países, sendo que Nova York, nos Estados Unidos, concentra o maior número de cadastros de eleitores brasileiros (21.076).

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Em outros locais, os registros ficaram em torno de 5 mil por cidade, como Boston, Houston e Miami, também nos Estados Unidos, além de Londres (Inglaterra), Lisboa e Porto (Portugal), Milão (Itália), Nagoia (Japão) e Zurique (Suíça).

Perfil
A maioria dos eleitores brasileiros que moram no exterior é formada por mulheres com curso Superior e Médio completos.

De acordo com o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Distrito Federal, a maioria dos eleitores que se cadastrou tem entre 26 e 55 anos.

Continua depois da publicidade

Eleições
Em 2006, 41.388 brasileiros votaram no exterior. Há quatro anos, foi registrada 51,2% de abstenção, enquanto no Brasil o índice registrado foi de 17,8%.

Este ano 119 repartições consulares brasileiras no exterior estarão envolvidas nas eleições, em 126 cidades.

Além disso, será a primeira vez que brasileiros que estão em trânsito no exterior poderão votar. A medida é válida apenas para presidente da República e vice-presidente.

Os interessados terão de cadastrar o pedido até o dia 15 de agosto em qualquer cartório eleitoral do País e será admitido para os eleitores que estiverem em dia com as obrigações eleitorais.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.