Número de brasileiros com acesso à internet ultrapassa 40 milhões

Segundo Ibope, brasileiros são os que gastam mais tempo na internet, à frente de americanos e japoneses

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Já passa de 40 milhões o número de pessoas com acesso à internet no Brasil. Dados relativos ao primeiro trimestre de 2008, em pesquisa realizada pelo Ibope, confirmam o maior patamar já atingido pelo País desde setembro de 2000, quando as primeiras medições foram realizadas.

Facilidades garantem o acesso

Segundo a pesquisa, em maio de 2008, 23,1 milhões de pessoas usaram a internet residencial, o que significa um aumento de 2% em relação ao mesmo período em 2007. O número de usuários da internet em suas residências também é o maior desde setembro de 2000, chegando a 35,5 milhões em maio.

“São dados muito positivos e refletem as políticas públicas de abertura de pontos de acesso à internet em escolas, bibliotecas, telecentros e outros locais”, ressalta Alexandre Sanches Magalhães, gerente de análises do Ibope. Magalhães também aponta o aumento nas facilidades para adquirir computadores novos, como financiamentos em muitas prestações e equipamentos mais baratos, por causa da competição entre os fabricantes.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Maior tempo navegando

No mês de maio, o brasileiro passou a ser o internauta que gasta mais tempo navegando, dentre os dez países medidos com a mesma metodologia (Estados Unidos, Austrália, Japão, França, Alemanha, Itália, Suíça, Espanha e Reino Unido). O tempo médio de utilização da internet residencial chegou a 23 horas e 48 minutos, 1 hora e 1 minuto a mais do que o tempo de abril.

As categorias que apresentaram melhor desempenho por número de usuários residenciais em maio, comparando com abril, foram “Ocasiões Especiais”, impulsionada pelos sites de envio de cartões de felicitações, com crescimento de 6,4%, e “Entretenimento”, que cresceu 4,7% no número de usuários.

Destacaram-se também os setores de “e-Commerce”, com 4,7% de aumento, e “Finanças, Seguros, e Investimentos”, que cresceu 3,7%, recebendo a visita de 9,2 milhões de brasileiros.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.