Novos ministros não alteram linha de atuação do governo, diz Dilma

"As substituições que nós fazemos hoje em alguns ministérios fazem parte do calendário da democracia e não alteram esta linha de atuação", disse a presidente

Reuters

Publicidade

BRASÍLIA – A presidente Dilma Rousseff pediu empenho e trabalho para cumprir todas as metas do governo aos quatro novos ministros que empossou nesta segunda-feira, na primeira rodada da atual reforma ministerial, focada na saída de auxiliares que irão disputar as eleições deste ano, e disse que as mudanças não alteram os compromissos de sua gestão.

“As substituições que nós fazemos hoje em alguns ministérios fazem parte do calendário da democracia e não alteram esta linha de atuação”, disse a presidente na cerimônia de posse no Palácio do Planalto.

“Persistiremos trabalhando com esforço e empenho para garantir a adequada execução de todos os nossos programas e o cumprimento de todas as metas que estipulamos para esse ano”, prosseguiu Dilma.

Continua depois da publicidade

A presidente deu posse ao ministro Aloizio Mercadante, que deixou a pasta da Educação para assumir a Casa Civil no lugar da senadora Gleisi Hoffmann, que deve disputar o governo do Paraná. E o ex-secretário-executivo da Educação José Henrique Paim foi promovido ao comando da pasta.

O médico Arthur Chioro assumiu a Saúde, no lugar de Alexandre Padilha, que disputará o governo de São Paulo, e o jornalista e ex-porta-voz da Presidência Thomas Traumann substituiu Helena Chagas na Secretaria de Comunicação Social.

Essas são as primeiras substituições da aguardada reforma ministerial. Além da troca de ministros que vão disputar as eleições, Dilma vai aproveitar a oportunidade para acomodar mais aliados no primeiro escalão, de olho no seu projeto de reeleição.

Novas mudanças estão sendo negociadas e a expectativa dos partidos aliados é que a presidente anuncie novas trocas ainda nesta semana.

“Aos novos ministros peço que atendam fundamentalmente uma recomendação quase como um eco do governo: trabalhar, trabalhar duro, trabalhar pelo Brasil e pelos brasileiros… Nós temos metas importantes a atingir”, disse a presidente.

“A nossa missão é continuar garantindo direitos e implementando as políticas que vão permitir que cada brasileiro e cada brasileira… persistam progredindo”, discursou.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.