Novo ministro da Fazenda será Nelson Barbosa

Joaquim Levy já estava desgastado no cargo, e esta não foi a primeira vez que rumores indicavam a sua saída do ministério

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – O atual ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, deixará o cargo para assumir o ministério da Fazenda, afirmou o repórter Fernando Rodrigues, do UOL. A informação passou a ser anunciada também por outros veículos, que citaram apenas fontes para darem a notícia. Joaquim Levy já estava desgastado no cargo, e esta não foi a primeira vez que rumores indicavam a sua saída do ministério.

Enquanto Levy buscava sempre uma política econômica mais contracionista, Barbosa defendia alguma flexibilidade na meta fiscal, da mesma forma como o governo está fazendo. Levy sempre quis uma meta fiscal de 0,7% do PIB para 2016. Barbosa defende algo próximo de zero ou uma banda flexível. Nesta semana o Congresso acabou aprovando uma meta de 0,5%.

Durante toda esta sexta-feira (18) o mercado especulou sobre quem seria o novo ministro da Fazenda. Barbosa era tido como um dos favoritos, mas nomes como o ministro da Casa Civil, Jaques Wagner, e do ex-ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes, também apareciam como cotados, apesar de terem ambos negado a informação durante a tarde.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.