Novo impasse faz Venezuela ter dois presidentes do Legislativo

Oposição elegeu Guaidó, e regime Maduro declarou Parra vencedor

ANSA Brasil

Publicidade

A Venezuela viveu mais um dia de impasse neste domingo (6). A oposição disse ter sido impedida de participar da votação para eleger o novo líder da Assembleia Nacional, cargo até então ocupado por Juan Guaidó.

Sem os adversários, a Assembleia Nacional elegeu Luis Parra, apoiado por Nicolás Maduro, cujo governo é contestado por parte da comunidade internacional e considerado uma ditadura.

Guaidó, que é o principal opositor a Maduro e autoproclamado presidente da Venezuela, com o apoio de dezenas de países, foi impedido pela Guarda Nacional de acessar o Parlamento. Ele tentou pular o portão do prédio, mas foi barrado por policiais.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

De acordo com Guaidó, houve um “golpe parlamentar” realizado pela ditadura de Maduro. “Caso haja dúvidas de que a Venezuela vive uma ditadura: oficiais militares tentam impedir que os deputados cumpram seu dever de defender os venezuelanos, o povo que eles também juraram proteger”, escreveu Guaidó em sua conta no Twitter.

A oposição também diz que Maduro subornou parlamentares para votarem contra Guaidó.

Já Parra acusa Guaidó de ter “sequestrado o Parlamento” e usado a entidade para derrubar Maduro do poder. Logo após a votação no Legislativo, Maduro fez um pronunciamento na televisão estatal afirmando que o país repudiava Juan Guaidó, quem chamou de “marionete do imperialismo”.

Continua depois da publicidade

Maduro também negou que Guaidó tenha sido impedido de participar da votação. Segundo o venezuelano, “Guaidó não queria entrar porque não tinha votos” para ser reeleito na Assembleia para um mandato de 2020-2021.

Invista contando com a melhor assessoria do mercado: abra uma conta gratuita na XP.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.