Nova aliança de “centro” pode abrir caminho alternativo nas eleições e excluir Alckmin e Temer

Enquanto tucano e emedebista tentam aparar as arestas, PRB, Podemos e DEM ensaiam aproximação na disputa presidencial

Marcos Mortari

Publicidade

SÃO PAULO – No momento em que o presidente Michel Temer e o ex-governador paulista Geraldo Alckmin ensaiam uma aproximação de olho em uma unificação da centro-direita nas eleições de outubro, outros partidos do mesmo espectro político também negociam uma aliança. Conforme noticia o jornal O Globo, PRB, Podemos e DEM intensificaram as discussões sobre a possibilidade de união.

Atualmente, as três siglas contam com candidaturas próprias: o DEM, com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (RJ); o PRB, com o empresário Flávio Rocha; e o Podemos, com o senador Álvaro Dias. Segundo a última pesquisa Datafolha, realizada entre 11 e 13 de abril, os três nomes somam entre 5% e 7% das intenções de voto, dependendo do cenário considerado.

O patamar é próximo ao de Alckmin, que oscila entre 6% e 8%, ao passo que Temer atinge, no máximo, 2%. O tucano e o emedebista devem se encontrar ainda nesta semana, o que indica uma aproximação após recentes atritos. No PSDB, há quem resista à aliança com Temer, em função do elevado nível de rejeição ao seu governo.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Quer saber mais sobre o cenário político e como se aproveitar dele? Clique aqui e assine o Mapa Político

Já do lado do emedebista, há uma exigência de que o futuro aliado defenda o legado de seu governo, o que não é garantido em um acordo com Alckmin nas atuais condições. Neste momento, o presidente tem se preocupado em medir a “temperatura” das lideranças regionais do partido sobre sua tentativa de reeleição, a possibilidade de uma candidatura do ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles ou o apoio a outro nome, como o do tucano.

Na avaliação do cientista político Rafael Cortez, da Tendências Consultoria, e responsável pelas análises semanais do Mapa Político, a despeito da relação fria entre os dois partidos, existe a possibilidade de uma iniciativa de aproximação por parte dos tucanos. As dificuldades até o momento enfrentadas por Alckmin e o ingresso de Joaquim Barbosa no banco de apostas poderiam forçá-lo a assumir tal risco.

Continua depois da publicidade

“A relação entre PSDB e o governo Temer é bastante tensa. Os planos iniciais de Alckmin pareciam caminhar para um distanciamento do Planalto na campanha com medo de que o apoio do governo resultasse em desgaste para sua candidatura. A disputa eleitoral mais acirrada deve aumentar a pressão para se conseguir todo o tempo de propaganda partidária disponível para convencer o eleitor a retomar sua ligação com a candidatura do PSDB”, observou o especialista em análise para o Mapa Político.

Para Cortez, Alckmin conta com incentivos conjunturais para atrair aliados na centro-direita. “O primeiro grupo de incentivos [aos partidos da base governista para apoiar Alckmin] refere-se à economia de recursos eleitorais em um sistema complexo de articulação eleitoral. Participar da eleição presidencial é uma aposta arriscada para as legendas”, observou. Caso o MDB feche a aliança, o analista acredita que “partidos satélites do governismo” seriam atraídos.

Já a equipe da consultoria de risco político Eurasia Group acredita que tal movimentação entre MDB e PSDB tem pouco potencial de “mudar o jogo” nas eleições. “Achamos que tal aliança é improvável mas, mesmo que isso aconteça, não ajudará muito Alckmin. Ele já tem enormes vantagens de tempo e dinheiro na TV, que é o principal benefício que uma aliança do MDB traria. Em uma base relativa, isso não ajudará muito, ao mesmo tempo em que a aliança também pode trazer um risco: a de ser visto como um sucessor do governo de Temer”, apontam. Nos bastidores, circula a ideia de uma possível chapa encabeçada por Alckmin e com Merielles de vice. Esse cenário ainda estaria distante de acontecer.

Continua depois da publicidade

Enquanto os dois principais partidos deste espectro político tentam um arranjo, outras legendas ensaiam um acordo alternativo. A ideia em discussão nos bastidores mantida entre lideranças de DEM, Podemos e PRB seria de construir uma chapa encabeçada com o candidato mais bem colocado nas pesquisas em julho, mês das convenções partidárias. Foi o que indicou o próprio Flávio Rocha ao InfoMoney em entrevista realizada ao vivo na última segunda-feira.

O empresário espera que sua candidatura ocupe o espaço de “centro” político e que seja capaz de liderar um processo de aglutinação deste espectro político, hoje dividido em uma série de candidaturas. “Estamos em um Titanic em que a opção é colidir com o iceberg da extrema esquerda ou com o iceberg da extrema direita. Temos obrigação de construir uma larga passagem pelo centro, que não abra mão de liberdade política nem econômica”, disse.

Rocha, porém, não descarta a possibilidade de abrir mão de sua candidatura para a consolidação de uma coalizão ampla no campo da centro-direita. “Se este for o preço a ser pago para construir essa coligação”, reconheceu. Mas o empresário ponderou: “mas estamos bastante otimistas com relação às perspectivas. Sou, de longe, o mais desconhecido dos candidatos. Dentro do especto de centro, somos os que têm mais chances de crescer e liderar esse processo”.

Publicidade

Segundo reportagem do jornal O Globo, os dirigentes de DEM, Podemos e PRB avaliam que uma grande aliança com todos os partidos de centro seria mal vista pelos eleitores, e que, por isso, MDB e PSDB ficariam de fora do acordo. Do ponto de vista estratégico, para o senador Álvaro Dias e seu partido, a priori não faria sentido desistir da candidatura. Ele deixou o PSDB com um projeto político e pontua bem nas pesquisas, sobretudo na região Sul do país. Como não precisa renovar o mandato no Senado e seu partido busca um crescimento de bancada nessas eleições, seria difícil um convencimento para a desistência da candidatura.

Quer saber mais sobre o cenário político e como se aproveitar dele? Clique aqui e assine o Mapa Político

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Marcos Mortari

Responsável pela cobertura de política do InfoMoney, coordena o levantamento Barômetro do Poder, apresenta o programa Conexão Brasília e o podcast Frequência Política.