No Senado, Tombini reforça compromisso com “inflação baixa e estável”

Segundo o indicado à presidência do BC, "objetivo primordial da política monetária é manter inflação baixa e estável"

Publicidade

SÃO PAULO – Em discurso à Comissão de Assuntos Econômicos do Senado nesta terça-feira (7), Alexandre Tombini afirmou que o “objetivo primordial da política monetária é manter inflação baixa e estável”, pois esta seria “também condição necessária para o crescimento sustentável”.

Enfrentando um dos principais temores do mercado, relativo à autonomia da autoridade monetária, o indicado à presidência do BC afirmou que “o compromisso de Dilma Rousseff é que a instituição persiga de forma incansável sua missão institucional, com autonomia operacional plena”.

Estabilidade da moeda
Sustentando seu compromisso com a manutenção do comportamento prudente do BC sob Meirelles, Tombini afirmou que o “regime de metas de inflação é o instrumento mais adequado para a estabilidade da moeda”.

Continua depois da publicidade

Segundo o diretor do BC, isto ocorre por três motivos “simplicidade, fácil auferição e transparência”, facilitando a compreensão e a avaliação pela sociedade da política monetária. “Obrigação do BC é prestar contas à sociedade, em especial ao congresso nacional”, afirmou.

Segundo Tombini, a presidência do Banco Central será o “ápice da aspiração pessoal”. Após ter seu nome confirmado pela Comissão de Assuntos Econômicos, seu nome será submetido à aprovação pelo plenário do Senado.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.