No pós feriado, dólar abre em clima de mau humor e sai cotado a R$ 1,78

Divisa reflete a instabilidade econômica na Europa; crises políticas na Grécia e Itália seguem forte no radar do mercado

Graziele Oliveira

Publicidade

SÃO PAULO – O dólar comercial inicia os trabalhos desta quarta-feira (16) pós feriado em alta de 0,82%, cotado a R$ 1,782 na venda. A moeda reflete o clima de insegurança e instabilidade predominante nos mercados, que operam sem grandes perspectivas de melhora no curto prazo.

Itália e Grécia avançam na reorganização de seus  governos, tentando dissolver a crise política que afeta a região. Neste sentido, o destaque do dia fica por conta da apresentação do gabinete do novo premiê italiano, Mario Monti, ao presidente Giorgio Napolitano. Monti tem como missão colocar em prática as medidas que permitam ao país recuperar-se economicamente.

Por sua vez, na Grécia, o novo primeiro-ministro, Lucas Papademos, enfrenta o voto de confiança no Parlamento, onde busca máxima aprovação para consolidar o novo governo grego.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“Ou seja, os mercados estão bastante tensos e voláteis e recomendamos muita cautela nas decisões de negócios de curto prazo”, afirma Miriam Tavares, diretora de câmbio da AGK Corretora.

Segundo ela, no Brasil, os players devem continuar seguindo de perto os movimentos dos mercados externos, “o que, ao que tudo indica, sinaliza para um dia com trajetória negativa e muita volatilidade e cautela”, conclui.

Indicadores
Na agenda de indicadores desta quarta-feira, no cenário doméstico os investidores acompanhou a divulgação feita pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) do IPC-S (Índice de Preços ao Consumidor – Semanal), que marcou inflação de 0,38% na segunda semana de novembro.

Continua depois da publicidade

Nos Estados Unidos, será revelado o CPI (Consumer Price Index), índice de preços ao consumidor, e o Core CPI, que exclui os custos relativos à alimentação e energia. Os investidores acompanham os dados do setor industrial, com indicadores como o Industrial Production e o Capacity Utilization, que medem a produção industrial no país e a capacidade utilizada, respectivamente.

A principal economia do mundo também reporta o relatório semanal de estoques de petróleo, organizado pela EIA (Energy Information Administration). Por fim, discursa nesta data nos EUA, o presidente do Fed de Richmond, Jeffrey Lacker e também do Fed de Boston Eric Rosengren.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.