No Japão, 60% dos eleitores estão desapontados com a política

Pesquisa indicou também que 90% dos eleitores acreditam que políticos falharam em responder aos anseios da população

arrow_forwardMais sobre
Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – A política tem decepcionado os japoneses, sendo que 60% dos eleitores do país se dizem totalmente descontentes com isso, de acordo com uma pesquisa feita pelo Asahi Shimbun e divulgada nesta quarta-feira (18).

O estudo mostrou que 90% das pessoas consideram que os políticos atuais falharam em apresentar uma visão para o futuro e em responder aos desejos das pessoas. Dos 3 mil japoneses entrevistados, apenas 6% disseram estar relativamente satisfeitos, e 1% declarou estar totalmente satisfeito com a política atual. Além disso, 31% dos eleitores disseram estar relativamente insatisfeitos.

Sem fé nos políticos

Além disso, 21% dos entrevistados afirmaram ter nenhuma fé nos políticos e 57% disseram que dificilmente possuem alguma esperança. Considerando os partidos, 61% não possuem nenhuma expectativa sobre essas organizações.

Aprenda a investir na bolsa

Em relação à última pesquisa, feita em dezembro de 2006, quando Shinzo Abe ocupava o cargo de primeiro-ministro, os índices de decepção cresceram de forma considerável. Na época, 27% das pessoas estavam totalmente insatisfeitas com a política e 45% disseram estar relativamente decepcionados.

Apesar disso, uma grande parcela dos japoneses ainda demonstram interesse pela política: 31% disseram estar totalmente interessados no assunto, e 48% afirmaram ter algum interesse.