Dá para comemorar?

No Facebook oficial, presidente vira super Dilma, heroína no combate à inflação

Perfil de Dilma afirma, em tom informal, que a presidente garantiu a menor inflação média de um presidente desde o Plano Real

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Na tarde da última segunda-feira, uma postagem no Facebook oficial da presidente Dilma Rousseff ganhou destaque. Em tom informal e intitulada de “Super Dilma”, a página realizou uma montagem em que a presidente aparece, no dia de sua posse para o segundo mandato, com uma capa de super herói e com os braços para cima.

O perfil exaltou a presidente como super heroína por ter garantido a menor inflação média de um mandato de um presidente de primeiro mandato desde o Plano Real, fechando a 6,41% ao ano, tendo como base um artigo do jornal O Estado de S. Paulo.

“Mesmo com uma das maiores crises econômicas mundiais rolando, a presidenta Dilma e sua equipe econômica conseguem o mais importante para o povo: manter o emprego, a renda e ainda garantir a menor inflação média de um presidente em primeiro mandato desde o plano Real. Dilma teve 6,41%, pertinho de Lula com 6,65% e bem abaixo dos 7,39% de FHC”, ressaltou a página. 

Aprenda a investir na bolsa

Porém, a análise destacada no perfil mostra que a alta média dos preços do País ficou acima de 6,5% ao ano, o teto da meta, e com alguns preços congelados. E só apenas em dezembro a inflação foi para baixo do teto da meta. 

Além disso, o jornal destacou que 2015 não deve ser um ano fácil para coibir a inflação, uma vez que o governo deu uma série de sinais de que os preços tendem a subir mais do que deseja, ao subir tarifas represadas como gasolina e energia. Para 2015, o relatório Focus desta semana  mediana das previsões do mercado financeiro para o IPCA de 2015 subiu de 6,56% para 6,60%, ainda acima do teto da meta perseguida pela autarquia, de 6,50% ao ano.