Nível da Lagoa dos Patos sobe 30 centímetros em 48 horas no RS

Nível da laguna atingiu 2,75 m nesta quinta; recorde histórico é de 2,89 m

Equipe InfoMoney

Pessoas são retiradas de suas casas em Eldorado do Sul devido às enchentes no Rio Grande do Sul (REUTERS/Amanda Perobelli)

Publicidade

O nível da Lagoa dos Patos, no Rio Grande do Sul, subiu 30 centimetros em 48 horas, atingindo 2,75 metros nesta quinta-feira (16). Os dados são da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). O nível mais alto atingido foi 2,89 metros, em 1941.

A cheia fez a água avançar sobre cidades da região Sul do estado, como Pelotas e São Lourenço do Sul. Dias após as fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul, a Lagoa dos Patos está recebendo a água que caiu no Guaíba e nos rios que o alimentam, como o Taquari, Caí, Sinos e Gravataí.

A Lagoa dos Patos tem 265 quilômetros de comprimento, entre o Guaíba, em Porto Alegre, e o Oceano Atlântico, em Rio Grande, e 60 km de largura máxima. Por possuir ligação com o mar, a Lagoa dos Patos na verdade é uma laguna, sendo a maior da América Latina.

Continua depois da publicidade

Segundo o portal G1, mais de 2 mil pessoas precisaram sair de casa em Pelotas, quarta maior cidade do RS em população, por viverem em áreas com risco de inundação. Em São Lourenço do Sul, 150 pessoas foram recebidas em abrigos da prefeitura.