Negociação de títulos do Tesouro fracassa após elevação do IOF

Após ofertas desfavoráveis, Tesouro Nacional rejeitas todas as propostas por títulos NTN-F com vencimento em 2021

Publicidade

SÃO PAULO – O Tesouro Nacional rejeitou todas as ofertas pelos títulos NTN-F com vencimento em 2021, em leilão realizado na última quinta-feira (21). A negativa se deu em função da instituição não ter recebido ofertas razoáveis pelos papéis.

O fracasso na negociação acontece após o Ministério da Fazenda ter realizado mudanças na política cambial, dentre elas a elevação do IOF (Imposto sobre Operação Financeira) de 4% para 6% para aplicações de investidores estrangeiros em renda fixa.

Negociações do leilão
Houve a tentativa da negociação de 150.000 títulos NTN-F, com vencimento programado para janeiro de 2021, porém a iniciativa fracassou, dadas as ofertas aquém do esperado.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Ainda na sessão, foi negociado todo o lote de 180.000 NTN-F com vencimento em janeiro de 2017, com taxa média de 11,87%. O lote NTN-F, com vencimento em 2015, teve seu 150.000 títulos vendidos com taxa média de 11,86%, porém não foram realizadas negociações na segunda volta.

Política de prioridades
Este fato mostra que a medida, que visava conter a valorização do real, serviu também para afugentar investidores de fora do País, sendo este o preço a ser pago pela priorização da política cambial em detrimento do programa de emissões e rolagem da dívida.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.