Não há outro caminho aceitável que não a democracia, diz Pacheco

A declaração do parlamentar ocorre justamente em um momento em que o sistema eleitoral do país e as urnas eletrônicas têm sido alvos de ataques

Reuters

Rodrigo Pacheco (Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Publicidade

BRASÍLIA (Reuters) – O presidente do Senado e do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou nesta sexta-feira que a democracia é a única maneira de conquistar uma convivência harmônica e o único caminho aceitável.

A declaração do parlamentar, a mais recente de uma série de comentários que fez nesta mesma linha, ocorre justamente em um momento em que o sistema eleitoral do país e as urnas eletrônicas têm sido alvos de ataques e questionamentos por parte do presidente Jair Bolsonaro e de seus apoiadores.

“É inacreditável que em 2022, com todos os problemas que temos no país, ainda seja necessário defender a democracia dos diversos ataques”, publicou o presidente do Senado no Twitter.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

“A democracia é a única forma de convivemos de forma harmônica e avançarmos como nação. Não há outro caminho aceitável.”

O sistema eletrônico de votação tem sido alvo preferencial de Bolsonaro, apoiadores do presidente e militares que alinhados a ele. Em diversas ocasiões, o presidente lança dúvidas, sem apresentar fundamentos ou evidências, a respeito da lisura das votações, da segurança do sistema e da possibilidade de auditagem, gerando um clima de tensão com o Judiciário.

Nesse contexto, ainda em 2021, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) criou uma comissão de transparência das eleições e convidou as Forças Armadas a participarem do grupo, que também conta com representantes de entidades e do Congresso Nacional.

Continua depois da publicidade

Isso não foi suficiente, no entanto, para evitar embates, que passaram a envolver mais diretamente autoridades das Forças Armadas, como o ministro da Defesa, general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.