Não esqueça a política: os eventos que movimentam Brasília nesta terça-feira

Votação da TLP e da reforma política estão no radar

Rafael Souza Ribeiro

Publicidade

SÃO PAULO – Com os holofotes na proposta do governo para a desestatização da Eletrobras (ELET3;ELET6), que gera grande euforia no mercado (entenda aqui), os investidores deixaram de lado o cenário político. Porém, esta terça-feira (22) promete ser chave para o rumo do governo, já que teremos a votação da TLP e da reforma política. Confira os principais destaques do radar político:

Reforma política

A partir das 13h00, o plenário da Câmara dos Deputados deverá analisar a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) 77/03, que trata da reforma política e prevê um novo sistema para eleição de vereadores, deputados e senadores, o chamado “distritão”, e também a criação de um fundo com dinheiro público para financiar campanhas eleitorais, que prevê o repasse de 0,5% da receita bruta do governo em 12 meses. Por se tratar de uma mudança na Constituição, a proposta precisa do apoio mínimo de 308 dos 513 deputados, em dois turnos de votação. Se aprovada pela Câmara, a reforma seguirá para o Senado.

TLP

Por volta das 15h00, a Comissão Especial Mista do Congresso realizará a leitura do relatório do deputado federal Betinho Gomes (PSDB-PE) sobre a MP (Medida Provisória) 777, que trata da nova TLP (Taxa de Longo Prazo), que vai substituir a TJLP (Taxa de Juros de Longo Prazo) como referência nos contratos do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). O mercado espera aprovação da TLP, vista como positiva por reduzir o subsídio federal aos empréstimos para empresários,

Na primeira fase do processo, o governo prevê 18 votos a favor da TLP versus 8 contra na comissão, vitória que encaminhará a matéria para o plenário da Câmara e, depois, para o plenário do Senado. Se o processo não for finalizado até 6 de setembro, a MP perde sua validade. Portanto, uma derrota nesta terça-feira irá atrasar (o já apertado) calendário de votação.

Reforma em pauta

Será realizada a reunião da CMO (Comissão Mista de Orçamento) com o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, para discutir o projeto de mudança das metas fiscais de 2017 até 2020. Eles se reunirão para tentar diminuir o atrito criado pelos vetos do presidente Michel Temer à LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias).

Além disso, a Câmara começará a discutir e analisar esta semana a reforma tributária. Nesta terça-feira, o relator Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR) deve apresentar na comissão especial de estudos a primeira versão de sua proposta de simplificação da legislação tributária do País. O deputado defende a extinção dos impostos que incidem sobre o consumo, como ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), e a criação de apenas dois impostos com arrecadação estadual: o IVA (Imposto sobre Valor Agregado) e o Imposto Seletivo.

Marco punitivo dos bancos

Para completar o pacote de reuniões em Brasília, a comissão mista do Congresso analisará a MP 784, que cria um novo marco regulatório para o processo administrativo de instituições financeiras. Ela amplia os poderes punitivos do BC e da CVM (Comissão de Valores Mobiliários) por pessoas físicas ou jurídicas que confessarem a prática de infração. 

Vem bomba!

Segundo o jornal O Globo, Lúcio Funaro firmou um acordo de delação premiada com o MPF (Ministério Público Federal) e será assinado ainda nesta terça-feira. De acordo com as informações, o operador do PMDB confirmou entregas de propina no escritório de José Yunes, amigo de Michel Temer. Vale lembrar que na última segunda-feira (21) a PGR (Procuradoria Geral da República) denunciou ao STF (Supremo Tribunal Federal) o líder do governo no Senado, Romero Jucá.

Sem repasse ao governo

Nesta terça-feira, o presidente do BNDES (Banco de Desenvolvimento Econômico e Social), Paulo Rabello de Castro, afirmou que o banco ainda não tem prazo ou contrato previstos para a devolução de recursos do FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador) para o Tesouro Nacional. Segundo estimativas, a transferência destes recursos poderia gerar cerca de R$ 5 bilhões para os cofres do governo. O saldo de recursos do FAT no BNDES é de R$ 240,8 bilhões, segundo balanço do fim de junho.

Substituição

Preocupado com o andamento da votação da TLP, o diretor de Política Econômica, Carlos Viana, substituirá  o presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, no simpósio do Fed em Jackson Hole, muito aguardo pelos investidores por conta dos discursos de Janet Yelles e Mario Draghi. 

Entrevista de Meirelles

Em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, o ministro da Fazenda Henrique Meirelles afirmou ver chance de reforma Previdência passar este ano. “Há boas chances, dentro de um nível aceitável para o equilíbrio fiscal”, disse ele, afirmando que o “Congresso tem consciência de que a reforma é fundamental” e que “é importante para o próximo governo que a reforma seja votada agora”. De acordo com ele, a “proposta definida em maio com a Câmara proporciona 75% da economia prevista com a proposta original do governo. Vamos negociar tendo isso em vista para fazermos uma reforma que faça sentido, porque uma reforma que não faça sentido não deve ser feita”. 

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.