Não é Luciano Huck: o “outsider” que promete abalar o cenário eleitoral em 2018

Em meio à raiva com políticos, expectativas com candidatura de nomes de fora da política aumentam - mas há ceticismo sobre até onde eles podem ir

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – Em um ambiente de raiva com os políticos, ou com o chamado “establishment”, a expectativa de que nomes fora do meio possam surgir para o pleito eleitoral desse ano é bastante grande. Apresentadores, juristas, empresários. Muitos nomes já foram cogitados para serem o “nome de fora” e movimentarem o ambiente político para 2018. Na semana passada, após a aparição de Luciano Huck no “Domingão do Faustão”, as apostas para o nome dele aumentaram – e o apresentador negou novamente a candidatura

Enquanto Huck esteve recentemente nos holofotes, um outro nome (mais discreto) vem ganhando especial menção dos analistas políticos como o nome de fora da política, conforme foi destacado durante o Guia Onde Investir 2018, que trouxe perspectivas para o ano que se inicia. 

Trata-se do ex-presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Joaquim Barbosa, que ganhou especial destaque por sua atuação no mensalão. Ele foi convidado a se candidatar pelo PSB e a expectativa é de que ele diga se vai aceitar ou não ainda em janeiro. 

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Entre os analistas políticos consultados pelo InfoMoney, o diretor para as Américas da Eurasia Group, Christopher Garman, deu especial destaque ao nome, ao apontar para um ambiente em que a raiva da população com os políticos deve imperar, o que beneficiaria Barbosa e outros outsiders. 

Quer saber quais são as perspectivas para esse ano? Confira o guia Onde Investir 2018. Para ver o nosso conteúdo completo, clique aqui.

“É um candidato que estamos muito de olho. Ele está costurando uma candidatura pelo PSB e, se de fato for candidato, pode navegar por esse espectro antiestablishment e tem credenciais muito fortes anti-corrupção e um espaço na centro-esquerda para ser competitivo. Barbosa é realmente um nome para ficar de olho e que pode ser competitivo em 2018”. 

Continua depois da publicidade

Para o diretor para as Américas da Eurasia, em um ambiente de raiva com os políticos, mesmo que o cenário-base não seja a eleição de um outsider, um nome de fora da política pode exercer um papel importante na eleição.

De acordo com Garman, a questão é que teremos em 2018 uma competição pelo voto anti-establishment, ou de fora da política, em meio à raiva com a classe. Assim, ser um político tradicional nesta disputa é um passivo. Nomes do centro e defensores de reformas, como o do governo Geraldo Alckmin, entram com esse estigma, associado ao fato de que o tucano tem patinado nas pesquisas. 

“Então não é por acaso que partidos de centro-direita como o DEM estão atrás de nomes que possam representar o anti-establishment e defender as reformas. Esses são sinais importantes. Para nós, quando Huck disse que não seria candidato – pode mudar de ideia -, isso de fato aumenta o risco da eleição porque não temos um representante de reformas que pode se vender como antiestablishment. Então a pergunta é: um nome reformista como Huck pode ressurgir? É difícil apostar. Entre os que estão no radar, Joaquim Barbosa é o único com maior potencial que está ativo”, afirma Garman, que coloca o ex-presidente do STF como um nome com características reformistas, mas com incertezas sobre a capacidade de executar as reformas. 

Contudo, há quem veja com mais ressalvas o nome de Barbosa. Para o analista político da MCM Consultores, Ricardo Ribeiro, Barbosa é o único nome realmente outsider que ainda tem chances de entrar, mas pondera, ao ressaltar que barreiras de outsiders (como tempo de TV e fundo eleitoral) à eleição presidencial vão acabar prevalecendo.

Para Rafael Cortez, da Tendências Consultoria, a força dos outsiders é sempre possível, mas não é o mais provável. “Há um estoque informacional de aprendizado em relação a 1989 muito significativo. A elite política aprendeu os determinantes e dilemas de uma candidatura presidencial, coisa que não se sabia na época, o que torna a entrada mais complicada. Mas, diante dessa crise partidária e se eventualmente algum partido estiver disposto a fazer uma aposta não tão pragmática, o resultado vai ser uma campanha bastante pulverizada e possivelmente mais incerta. Acredito que um nome de centro-direita deva ser um quadro mais complicado. Organizar este campo é uma tarefa mais difícil do que a centro-esquerda”.

No último Datafolha, de dezembro, o ex-ministro do STF apareceu em três cenários de simulação de votos em 2018, mas alcança no máximo 8% das intenções, o que poderia gerar questões sobre a sua viabilidade ainda mais se ele se candidatar por um partido pequeno, o que levaria a barreiras como as já destacadas acima. Contudo, a raiva aos políticos pode ser um contraponto – e guiar um bom desempenho de Barbosa nas eleições. Nada é descartado. 

Quer investir em ações? Clique aqui e abra a sua conta na XP Investimentos 

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.