Publicidade
SÃO PAULO – De acordo com a pesquisa A Crise no Mundo, realizada pelo Ibope Inteligência, diante da atual situação econômica, os brasileiros seguem a tendência mundial de redução de gastos, deixando de adquirir vestuário, móveis e eletrodomésticos.
Isso porque 45% da população do país disse que reduziu as despesas com vestuário, calçado e acessórios, e o mesmo percentual mencionou a redução nas compras maiores para casa, como móveis e eletrodomésticos.
Feita em parceria com a rede global de pesquisa WIN (Worldwide Independent Network od Market Research), a pesquisa ouviu 20.325 pessoas em 25 países, entre os meses de fevereiro e março, sobre o futuro de seu país e de sua renda, sobre confiança nas instituições e sobre consumo de bens e serviços.
Masterclass
O Poder da Renda Fixa Turbo
Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)
Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
Cortando os gastos
Outros itens citados pelos brasileiros, na hora de cortar despesas, foram o segmento de entretenimento, como cinema e restaurante, e o de férias e viagens, conforme demonstra a tabela abaixo:
Item | População que já reduziu gastos (%) |
Vestuário/Calçado/Acessório | 45% |
Compras maiores para casa: móveis, eletrodomésticos etc | 45% |
Entretenimento: restaurante, cinema etc | 38% |
Mantimentos: de alimentos a produtos de limpeza | 38% |
Férias/Viagem | 37% |
Telefonia celular | 37% |
Melhorias/Reforma na casa | 31% |
Transporte ou deslocamento para o trabalho | 27% |
Internet em casa | 12% |
TV por assinatura | 10% |
Fonte: Ibope Inteligência/WIN
Dados mundiais
Par se ter uma ideia, os dados gerais da pesquisa apontam que, devido à crise financeira, 52% da população dos países estudados já cortou gastos com vestuário, calçado e acessório.
Continua depois da publicidade
Além disso, 48% deixaram de comprar móveis e eletrodomésticos e o mesmo percentual diminuiu as despesas com restaurantes, entre outros itens de entretenimento.
Newsletter
Infomorning
Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia
Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.