Publicidade
SÃO PAULO – Na hora das compras, 82% das mulheres procuram ofertas e descontos. Entre os homens, este percentual cai para 76%, segundo revela pesquisa da ferramenta Target Group Index, do Ibope Mídia.
De acordo com o levantamento, em relação aos hábitos de consumo, 69% das brasileiras fizeram compras nos últimos 30 dias. Destas, 79% compraram roupas femininas, 61% adquiriram calçados, 44%, roupas para homens e 40%, roupas para crianças e bebês. O gasto médio das compras foi de R$ 190,83.
“A mulher contemporânea pesquisa os melhores preços, quer estar em dia com moda e estilo, cuida da saúde e estética, além de fazer o que for preciso para proteger sua família”, analisa a gerente de inteligência de mercado do Ibope Mídia, Juliana Sawaia.
Masterclass
O Poder da Renda Fixa Turbo
Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)
Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
Elas e Eles
Além de, proporcionalmente, as mulheres buscarem mais por descontos na hora das compras do que os homens, são elas que acreditam mais que vale a pena pagar um pouco mais por produtos de higiene pessoal de boa qualidade (80%, contra 76% deles), procuram preços mais baixos quando vão às compras e planejam bem a compra de produtos mais caros.
Por outro lado, elas são mais influenciadas pelos filhos e um número maior delas prefere pagar a prazo do que deles. Na tabela abaixo é possível observar algumas das diferenças nos hábitos de consumo de homens e mulheres:
Diferenças de consumo entre homens e mulheres | ||
---|---|---|
Hábito | Homens | Mulheres |
Sempre procura ofertas e descontos | 76% | 82% |
Vale a pena pagar um pouco mais por produtos de higiene pessoal de boa qualidade | 76% | 80% |
Procura preços mais baixos quando vai às compras | 68% | 75% |
Planeja bem a compra de produtos caros | 65% | 68% |
Sente prazer em qualquer tipo de compra | 39% | 53% |
Pede opinião de outras pessoas antes de comprar algum artigo novo | 44% | 50% |
Vale a pena pagar um pouco mais por uma boa bebida | 47% | 39% |
Filhos influenciam nas compras de casa | 30% | 36% |
Prefere fazer compras a prazo | 26% | 30% |
Fonte: Ibope Mídia |
Local de compra
No que diz respeito ao local de compra, 84% das mulheres compraram algo lojas de rua. Os shoppings também foram bastante frequentados, com índice de 60%, seguido pelas lojas de departamento (51%), hipermercados (37%), catálogos (27%), galerias (24%), internet (18%) e televendas (4%).
Continua depois da publicidade
Para os homens, as lojas de rua e os shoppings também se destacaram, com índices de 77% e 64%, respectivamente. Os canais de compras menos utilizados por eles, contudo, foram as televendas (6%), os catálogos (15%). Neste caso, a internet, em comparação com as mulheres, se destaca, com 24% das indicações.
Newsletter
Infomorning
Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia
Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.