Ex-presidente do Uruguai

Mujica critica Brasil e Argentina: “que desastre! Parecem duas repúblicas das bananas”

"Não sei como vão sair das suas respectivas crises, sobretudo o Brasil, que está mais complicado", disse o ex-presidente uruguaio para o El Mundo

SÃO PAULO – O ex-presidente do Uruguai, José Pepe Mujica, criticou novamente o governo do presidente da Argentina, Mauricio Macri, e o novo governo de Michel Temer, desta vez em entrevista ao jornal espanhol “El Mundo”. Mujica chamou Brasil e Argentina de “repúblicas das bananas”, reprovando as estratégias comerciais dos dois países. 

“Que desastre! Parecem duas repúblicas das bananas. Não sei como vão sair das suas respectivas crises, sobretudo o Brasil, que está mais complicado. Parece uma novela”, afirmou ele. 

As falas do atual sucessor uruguaio contrariam a posição do seu sucessor, Tabaré Vázquez, que mostrou entusiamo com a estratégia de política comercial de Brasil e Argentina, e prometeu firmar acordos com Chile, Peru e Colômbia, em uma tentativa de abrir o comércio da região para o mundo. Já Mujica integra um grupo de dissidentes do partido Frente Ampla que tem se posicionado contra a abertura comercial de Vázquez. 

PUBLICIDADE