MST fala em avalanche conservadora e defende reforma política no país

Em entrevista coletiva, coordenador nacional do movimento defendeu a reforma política como elemento aglutinador dos movimentos sociais no Brasil

Equipe InfoMoney

Publicidade

O coordenador nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Alexandre Conceição, criticou hoje (14) o que chamou de “avalanche conservadora” ao citar projetos como a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 215/2000, que trata da demarcação de terras indígenas, e a eleição do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha.

Em entrevista coletiva, ele defendeu a reforma política como elemento aglutinador dos movimentos sociais no Brasil. “Vamos nos inserir num processo de luta muito intenso nesse período. Precisamos de uma reforma agrária, mas a reforma política é fundamental”, disse, ao destacar a estratégia de um plebiscito para tratar do assunto.

De acordo com o coordenador, nenhuma das cerca de 150 mil famílias acampadas no país foi assentada nos primeiros 100 dias de governo da presidente Dilma Rousseff. “A alegação é que não há orçamento aprovado ainda, mas não se pode ter muita paciência após dez anos esperando pela aprovação da reforma agrária”, avaliou.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Dados do MST indicam que cerca de 20 mil famílias foram assentadas no primeiro mandato de Dilma. O número, segundo Conceição, é “bastante inexpressivo”. Ele defendeu a criação de uma espécie de Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da reforma agrária, que consistiria não apenas em assentar famílias, mas em trazer todas as condições de infraestrutura para as localidades, incluindo estradas, energia, água e escolas.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.