MPF: Lula é suspeito de ser o principal responsável pelo esquema de corrupção na Petrobras

A esposa de Lula, Marisa Letícia, também é investigada na Lava Jato. "Não há ninguém isento de investigação no País"

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – Em entrevista coletiva conjunta, a Polícia Federal e o Ministério Público Federal afirmaram que as investigações ainda não são conclusivas para pedir a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A esposa de Lula, Marisa Letícia, também é investigada na Lava Jato. “Não há ninguém isento de investigação no País”.

O procurador da República Carlos Fernando dos Santos Lima afirmou que o ex-presidente é suspeito de ser o principal responsável pelo esquema de cartel e corrupção na Petrobras, comandado por partidos da base aliada e que beneficiou também a oposição. Segundo ele, o esquema beneficiou o “chefe do governo”.

O procurador afirmou que a Lava Jato em Curitiba não investiga a presidente Dilma Rousseff, por uma questão de competência – a presidente só pode ser investigada pela Procuradoria Geral da República em processo no Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo ele, o chefe do Executivo é sempre o principal beneficiado em um esquema de compra de apoio político-partidário.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

A PF e o MPF informaram que o  foco da Operação é Lula, Instituto Lula e a LILS Palestras. Segundo os órgãos, havia indícios de que havia pessoas tentando atrapalhar a Operação hoje. 

A nova fase da operação Lava Jato cumpriu nesta sexta-feira mandados de busca e apreensão e condução coercitiva contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para apurar possíveis crimes de corrupção e lavagem de dinheiro do esquema Petrobras, informou em comunicado o Ministério Publico Federal do Paraná. 

“Há evidências de que o ex-presidente Lula recebeu valores oriundos do esquema Petrobras”, disse o comunicado da MPF.

Continua depois da publicidade

O MPF e a Polícia Federal afirmou ainda que não há motivação política: “é apenas mais uma fase da Lava Jato”, destacando que a operação foi necessária pelas provas colhidas. 

Veja abaixo outros pontos das falas: 

(Com Bloomberg e Agência Estado)

Leia também:

Carteira InfoMoney tem 4 novas ações para março; confira

André Moraes diz o que gostaria de ter aprendido logo que começou na Bolsa

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.