MPF entra na Justiça para barrar nomeação de Eduardo Bolsonaro para embaixada em Washington

Na ação, o órgão defende que o governo atente a critérios para a escolha de embaixadores, como reconhecido mérito em atividades diplomáticas, relevantes serviços diplomáticos prestados ao país e ao menos três anos de experiência de atividades nesse sentido

Marcos Mortari

Publicidade

SÃO PAULO – O Ministério Público Federal em Brasília entrou, na Justiça Federal, com pedido liminar para impedir a indicação do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente Jair Bolsonaro, para o cargo de embaixador do Brasil em Washington (EUA). As informações foram dadas pelo órgão nesta segunda-feira (12).

Na ação, o MP defende que o governo atente a critérios para a escolha de embaixadores, como reconhecido mérito em atividades diplomáticas, relevantes serviços diplomáticos prestados ao país e ao menos três anos de experiência de atividades nesse sentido.

Caso tais exigências não sejam cumpridas, o pedido requer revogação do trâmite de nomeação.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

A indicação de Eduardo Bolsonaro para o posto mais cobiçado da diplomacia nacional é polêmica e precisa ser submetida à apreciação do Senado Federal para ser efetivada, primeiro com votação na Comissão de Relações Exteriores e, depois, em plenário, com exigência de maioria simples.

A decisão encontra resistências na opinião pública. Segundo pesquisa XP/Ipespe, realizada entre os dias 5 e 7 de agosto, 62% dos entrevistados reprovam a iniciativa, contra 29% que se posicionaram a favor. Outros 6% classificam o movimento como indiferente. Acesse a íntegra da pesquisa clicando aqui.

Quer receber esta e as próximas edições da pesquisa XP/Ipespe na íntegra, além de insights exclusivos sobre política? Basta deixar seu e-mail no campo abaixo:

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Marcos Mortari

Responsável pela cobertura de política do InfoMoney, coordena o levantamento Barômetro do Poder, apresenta o programa Conexão Brasília e o podcast Frequência Política.