MPE não vê relação entre Aécio e Empiricus em propaganda do Google e propõe solução

Parecer assinado pelo subprocurador-geral da República Humberto Jacques defende retirada do algoritmo que promove visibilidade do anúncio da casa de análise ou retirada da propaganda se não for possível defender isonomia

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – Após a polêmica sobre os anúncios patrocinados, o Ministério Público Eleitoral apontou que não houve demonstração de ligação entre a casa de análise Empiricus com qualquer candidato, partido político ou coligação. O parecer é assinado pelo subprocurador-geral da República Humberto Jacques, que, no exercício da função eleitoral, atua em matéria de propaganda como auxiliar do procurador-geral eleitoral, Rodrigo Janot.

No final de julho, a Justiça Eleitoral determinou que o Google retirasse do ar todas as peças publicitárias da empresa de análise de ações Empiricus, que, segundo o PT, faziam “terrorismo econômico”. “A empresa Empiricus tem se utilizado de posts patrocinados junto ao Google para divulgar conteúdo propagandístico favorável a Aécio e desfavorável a Dilma, o que é juridicamente reprovável”, destacou o coordenador do PT, Flávio Caetano. 

A campanha de Dilma também fez representação contra Aécio Neves e pedia aplicação de multa ao tucano, sua coligação e à Empiricus no valor de R$ 30 mil. A representação da campanha do PT destaca que Empiricus teria veiculado propaganda paga com mensagens que se referem à proteção de patrimônio, em caso de reeleição de Dilma, e as ações que subiriam em caso de vitória de Aécio.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

O Ministério Público Eleitoral encaminhou ao TSE parecer em representação (RP 849-75) na última terça-feira. Nele, o MPE opina pela improcedência do pedido em relação a Aécio Neves e sua coligação, em razão da falta de conhecimento prévio da propaganda tida como irregular. “Quanto à Empiricus, reconhece a ocorrência de propaganda comercial, mas com consequências no campo eleitoral que devem ser evitadas pela Justiça Eleitoral”, afirmou.

“Não se pode presumir que todos os candidatos tenham conhecimento e sejam responsáveis por tudo que circule na rede mundial de computadores (internet). Por isso, inclusive, o legislador previu a hipótese de notificação para ciência dos beneficiários. (…) Os representantes não cumpriram, pois, o ônus de provar a ligação subjetiva entre a ação publicitária guerreada nestes autos e o candidato adversário”, avaliou o subprocurador-geral, quanto à responsabilidade de Aécio Neves.

Segundo o parecer, não houve demonstração de ligação entre a empresa e qualquer candidato, partido político ou coligação. “É inegável que os anúncios fazem expressa remissão às eleições presidenciais, mas o fazem com um evidente intuito não-eleitoral. A disputa eleitoral é usada como isca para a atenção do consumidor. Trata-se de um expediente publicitário ordinariamente denominado de ‘teaser”’. 

Continua depois da publicidade

O parecer cita ainda nota da Empiricus na qual relata que, além de citações à campanha de Aécio, foram criados anúncios envolvendo os nomes de Dilma e Campos em condições semelhantes. Porém, o algoritmo do Google que deu a eles visibilidade diferenciada, afirma o parecer, como consequência do maior interesse dos internautas pela propaganda selecionada.

Assim, o subprocurador-geral destaca que, apesar de ter sido elaborada uma estratégia comercial, sem caráter eleitoral, ela foi “aguçada” pelo algoritmo do Google, que induz a veiculação de mensagens publicitárias de maior apelo. “A avaliação da qualidade publicitária da ação de propaganda não cabe à Justiça Eleitoral fazer. Todavia, também não se deve, graças aos strepitus, tornar o episódio ainda maior e mais eficiente em termos de visibilidade, ao ponto de estimularem-se expedientes afins”, argumenta.

Desta forma, o parecer conclui pela retirada do algoritmo da propaganda virtual, para que assim seja mantida a igualdade entre os anúncios veiculados, ou pela confirmação da liminar no julgamento do mérito com a retirada da propaganda, em caso de não ser possível assegurar o tratamento isonômico de todos os candidatos nos meios de comunicação, inclusive na propaganda comercial.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.