MP do Rio diz que porteiro mentiu ao citar Bolsonaro em caso Marielle Franco

Planilhas e áudios obtidos pela investigação mostram que porteiro deu informações falsas sobre o presidente

Marcos Mortari

O presidente da República, Jair Bolsonaro (Agência Brasil)

Publicidade

SÃO PAULO – A promotora Simone Sibilio, do Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ), afirmou, na tarde desta quarta-feira (30), que o porteiro que citou o presidente Jair Bolsonaro (PSL) em seu depoimento no processo que investiga o assassinato da vereadora Mariele Franco deu uma informação falsa.

Uma reportagem exibida ontem pelo Jornal Nacional, da TV Globo, trouxe informações sobre o depoimento de um porteiro do condomínio Vivendas da Barra, na Barra da Tijuca, onde o presidente tem casa no Rio e também mora Ronnie Lessa, o principal suspeito de matar a parlamentar.

De acordo com o depoimento do porteiro citado pelo telejornal, no dia do assassinato de Marielle, o ex-policial militar Élcio Queiroz, suspeito de envolvimento no caso, disse à portaria do condomínio que iria à casa de Bolsonaro, na época deputado federal.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O porteiro disse que ligou à casa do então parlamentar e foi atendido por um homem com a mesma voz de Bolsonaro, que teria autorizado a entrada. Élcio Queiroz, porém, foi a outra casa dentro do condomínio: a de Ronnie Lessa.

As promotoras do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco) explicaram que planilhas e áudios obtidos pela investigação comprovam o contrário, que o próprio Lessa autorizou a entrada de Élcio.

(O porteiro) mentiu. Pode ser por vários motivos. E esses motivos serão apurados. O fato é que as ligações comprovam que quem autorizou foi Ronnie Lessa”, afirmou Sibilio a jornalistas. O caso estava em sigilo.

Continua depois da publicidade

Mas o vazamento de informações e o fato de os réus presos já terem prestado depoimento, disseram as promotoras, fizeram com que as informações fossem tornadas públicas.

A investigadora disse que os motivos das informações falsas serão apurados. “Todas as pessoas que prestam falso testemunho podem ser processadas”, disse a promotora Sibilio.

As manifestações da promotora ocorrem após o vereador Carlos Bolsonaro (PSL-RJ), filho do presidente, publicar vídeo, segundo ele gravado na administração do condomínio, mostrando áudios do que seriam comunicações da portaria às residências do parlamentar e de seu pai na data da morte de Marielle (14 de março de 2018).

Continua depois da publicidade

Às 17h, foi feita uma solicitação de entrada por uma pessoa de nome Élcio, mas para a casa de Ronnie Lessa — e não à de Bolsonaro, como teria dito o porteiro. Além disso, o atual presidente estava em Brasília na data do ocorrido.

Arquivado

O procurador-geral da República, Augusto Aras, recebeu e arquivou informações que tratavam do nome de Bolsonaro no caso. O procurador entendeu que não há fundamento nas referências e, por isso, decidiu pelo imediato arquivamento do caso.

Aras acolheu a um pedido do ministro da Justiça, Sérgio Moro, e passou para o MP-RJ para investigar supostas irregularidades no depoimento do porteiro. O procurador classificou o episódio como um “factoide”.

Publicidade

Quer saber o que esperar da política nos próximos meses? Insira seu e-mail abaixo e receba, com exclusividade, o Barômetro do Poder – um resumo das projeções dos principais analistas políticos do país:

Marcos Mortari

Responsável pela cobertura de política do InfoMoney, coordena o levantamento Barômetro do Poder, apresenta o programa Conexão Brasília e o podcast Frequência Política.