Morre o ex-vice-presidente da República José Alencar, aos 79 anos, em São Paulo

Alencar lutava contra câncer há treze anos, durante os quais passou por 17 cirurgias, e morreu de falência múltipla dos órgãos

arrow_forwardMais sobre
Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – O ex-vice-presidente da República José Alencar morreu nesta terça-feira (29), aos 79 anos, em São Paulo, no hospital Sírio Libanês, de falência múltipla dos órgãos. Alencar lutava contra um câncer no abdome há mais de treze anos, durante os quais passou por 17 procedimentos cirúrgicos. 

Antes de entrar para a vida pública, José Alencar havia tido destacado papel na vida empresarial do país. Nascido em uma família simples em Muriaé, Minas Gerais, Alencar abriu, com seu irmão, uma loja em Caratinga quando tinha 18 anos. Mas foi à frente da Coteminas (CTNM4), a maior empresa do setor têxtil do país e um dos mais importantes grupos econômicos do Brasil, com fábricas no País e no exterior, que Alencar fez fortuna. 

O empresário foi vice-presidente do Brasil durante os dois mandatos de Luiz Inácio Lula da Silva, entre 2002 e 2010. Seu apoio à chapa foi tido como crucial para fortalecer a candidatura entre a classe empresarial do país. Seu primeiro cargo público foi como Senador de Minas Gerais, eleito em 1999. 

Aprenda a investir na bolsa

Os problemas do ex-vice-presidente com o câncer começaram em 1997, quando descobriu dois pequenos tumores malignos no rim direito e no estômago. Desde então, Alencar lutava contra a doença, cujo estado se agravou nos últimos dois anos. Na segunda-feira (28), em situação considerada crítica, foi internado novamente na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e faleceu na tarde desta terça.