Morre o ex-vice-presidente da República José Alencar, aos 79 anos, em São Paulo

Alencar lutava contra câncer há treze anos, durante os quais passou por 17 cirurgias, e morreu de falência múltipla dos órgãos

Tainara Machado

Publicidade

SÃO PAULO – O ex-vice-presidente da República José Alencar morreu nesta terça-feira (29), aos 79 anos, em São Paulo, no hospital Sírio Libanês, de falência múltipla dos órgãos. Alencar lutava contra um câncer no abdome há mais de treze anos, durante os quais passou por 17 procedimentos cirúrgicos. 

Antes de entrar para a vida pública, José Alencar havia tido destacado papel na vida empresarial do país. Nascido em uma família simples em Muriaé, Minas Gerais, Alencar abriu, com seu irmão, uma loja em Caratinga quando tinha 18 anos. Mas foi à frente da Coteminas (CTNM4), a maior empresa do setor têxtil do país e um dos mais importantes grupos econômicos do Brasil, com fábricas no País e no exterior, que Alencar fez fortuna. 

O empresário foi vice-presidente do Brasil durante os dois mandatos de Luiz Inácio Lula da Silva, entre 2002 e 2010. Seu apoio à chapa foi tido como crucial para fortalecer a candidatura entre a classe empresarial do país. Seu primeiro cargo público foi como Senador de Minas Gerais, eleito em 1999. 

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Os problemas do ex-vice-presidente com o câncer começaram em 1997, quando descobriu dois pequenos tumores malignos no rim direito e no estômago. Desde então, Alencar lutava contra a doença, cujo estado se agravou nos últimos dois anos. Na segunda-feira (28), em situação considerada crítica, foi internado novamente na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e faleceu na tarde desta terça. 

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Tópicos relacionados