Jurista

Morre Hélio Bicudo, fundador do PT e autor do pedido de impeachment de Dilma

Ao lado de Janaína Paschoal e Miguel Reale Jr., Bicudo preparou a peça que embasou o pedido de impeachment que tirou Dilma do Palácio do Planalto em agosto de 2016

arrow_forwardMais sobre
Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – O jurista Hélio Bicudo, fundador do PT e autor do impeachment de Dilma Rousseff, morreu na manhã desta terça-feira (31) em sua residência após complicações cardíacas que já duravam meses. Ele deixa sete filhos, netos e bisnetos. Sua esposa, Déa Pereira Wilken Bicudo, faleceu em março deste ano.

Ao lado de Janaína Paschoal e Miguel Reale Jr., Bicudo preparou a peça que embasou o pedido de impeachment que tirou Dilma do Palácio do Planalto em agosto de 2016.

Bicudo era um ativista dos direitos humanos e se formou em 1947 na Faculdade de Direito da USP (Universidade de São Paulo). Foi chefe da Casa Civil do estado de São Paulo no governo de Carvalho Pinto, de 1959 a 1963. Ficou conhecido pelo combate ao Esquadrão da Morte, grupo paramilitar que agia em São Paulo na década de 1970.

Aprenda a investir na bolsa

Foi Procurador Geral em São Paulo, presidente da Comissão Interamericana de Direitos Humanos e deputado federal de São Paulo de 1991 a 1999. Também foi vice-prefeito de São Paulo durante a gestão de Marta Suplicy, de 2001 a 2004.