Morre aos 96 anos Armênio Guedes, secretário e opositor de Prestes no Partido Comunista

O jornalista teve infecção pulmonar que se alastrou, culminando em uma falência múltipla dos órgãos

Marina Neves

Publicidade

SÃO PAULO – Morreu na madrugada desta quinta-feira (12) o jornalista Armênio Guedes, de 96 anos. Guedes foi ex-dirigente do Partido Comunista Brasileiro e estava internado no hospital Samaritano, em São Paulo. O jornalista teve infecção pulmonar que se alastrou, culminando em uma falência múltipla dos órgãos.

O baiano nasceu em 1918 e filiou-se ao Partido Comunista da década de 30, sendo secretário e amigo de Luís Carlos Prestes, amizade esta que foi rompida, levando Guedes à oposição do lider comunista. O jornalista liderou uma corrente que rompeu com o stalinismo, a União Soviética e se alinhou aos partidos europeus da Esquerda Democrática. Durante o período ditatorial, Armênio Guedes se opôs à luta armada e defendeu a aliança com o MDB, o único partido político de oposição consentido pelo regime.

Armênio Guedes foi um dos principais articuladores da imprensa comunista aqui no Brasil, além de ser um dos primeiros comunistas brasileiros a defender a centralidade do conceito de liberdade nas lutas de esquerda.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Após sair do partido, Armênio Guedes trabalhou nas redações da revista IstoÉ e na Gazeta Mercantil. O jornalista era amigo dos políticos José Serra e Aloysio Nunes Ferreira, do PSDB de São Paulo. O velório do jornalista e comunista Armênio Guedes ocorrerá no cemitério Araçá, no centro, com cerimônia de cremação marcada para as 16h na zona leste de São Paulo, no crematório Vila Alpina.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.