Moody’s rebaixa rating do Egito para “Ba2”, com perspectiva negativa

País sofre com distúrbios políticos severos desde a última semana; frágil situação fiscal poderia ser prejudicada

Publicidade

SÃO PAULO – A agência de classificação de risco Moody’s rebaixou nesta segunda-feira (31) o rating para a dívida soberana do Egito de “Ba1” para “Ba2”, também alterando sua perspectiva de estável para negativa, em meio aos distúrbios políticos ocorridos no país desde a última semana.

De acordo com os analistas Tristan Cooper e Bart Oosterveld, a mudança ocorre em função da elevação do risco político associado ao país, uma vez que a resposta das autoridades e a acomodação política podem prejudicar as já “frágeis finanças públicas”. Cabe lembrar que, no nível assinalada, o país é mantido abaixo do grau de investimento.

Histórico desfavorável
“Nós já havíamos assinalado anteriormente que tais desenvolvimentos poderiam resultar em reduções dos ratings”, apontaram os analistas, em referência a comentário realizado no mês de novembro de 2010.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Segundo a agência existe uma grande possibilidade de que a política fiscal seja afrouxada como parte dos esforços do governo para conter o descontentamento. “Uma situação de fundo com crescentes pressões inflacionárias complica ainda mais a política fiscal”, apontaram Cooper e Oosterveld, que sugerem possível elevação dos gastos no orçamento com salários e subsídios.

Três principais agências
Confira na tabela abaixo como são as notas de longo prazo dentro da metodologia das três principais agências de classificação de risco:

S&P Moody´s Fitch Grau
AAA
AA+
AA
AA-
A+
A
A-
BBB+
BBB
BBB-
Aaa
Aa1
Aa2
Aa3
A1
A2
 A3
Baa1
Baa2
Baa3
AAA
AA+
AA
AA-
A+
A
A-
BBB+
BBB
BBB-
Investimento
BB+
BB
BB-
B+
B
B-
CCC
CC
C
D
Ba1
Ba2
Ba3
B1
B2
B3
Caa
Ca
C
Wr
BB+
BB
BB-
B+
B
B-
CCC
CC
C
D
Especulativo