Moody’s e S&P alertam aos EUA que “nenhum rating AAA é eterno”

Situação fiscal do país e de outros desenvolvidos leva agências a mostrarem maiores preocupações com as métricas de crédito

Publicidade

SÃO PAULO – A deteriorização da situação fiscal norte-americana levou Moody’s e Standard & Poor’s a afirmarem que poderiam vir a rever o rating da dívida soberana do país caso não ocorressem mudanças na condução da política fiscal. 

Vale ressaltar que os EUA continuam, em ambas as instituições, com o rating máximo “AAA”, e perspectiva de estabilidade, mas as declarações desta quinta-feira (13) devem servir como alerta.

“Nenhum rating AAA é eterno”
“A visão dos mercados é a de que os EUA continuarão a se beneficiar do exorbitante privilégio atrelado ao dólar” afirmou Carol Sirou, diretora da S&P France, durante uma conferência na França, lembrando também que “nenhum rating AAA é eterno”.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Para a Moody’s, é recomendado ao país a realização de uma reforma no sistema previdenciário, contenção das despesas com o Medicare, eliminação ou modificação das deduções dos impostos hipotecários e para combustíveis, dentre outras medidas e reformas.

Principais países AAA
Enquanto a S&P realiza uma conferência em Paris, a Moody’s trouxe suas impressões publicadas em um relatório de avaliação dos países que possuem o rating AAA, divulgado nesta quinta-feira (13). Segundo a agência de classificação de risco, os principais representantes desse grupo – França, Alemanha, Reino Unido e Estados Unidos – enfrentam aumentos “dramáticos” nos seus comprometimentos com subsídios de saúde e previdência, dado o envelhecimento da população.

“Esses custos futuros devem ser controlados se esses países quiserem manter uma estabilidade de longo prazo em suas métricas de crédito”, informou a Moody’s. A agência também mostrou preocupação com a elevação da dívida nesses países também no curto prazo.

Continua depois da publicidade

Rating
Confira na tabela abaixo como são as notas de longo prazo dentro da metodologia das três principais agências de classificação de risco:

S&P Moody´s Fitch Grau
AAA
AA+
AA
AA-
A+
A
A-
BBB+
BBB
BBB-
Aaa
Aa1
Aa2
Aa3
A1
A2
 A3
Baa1
Baa2
Baa3
AAA
AA+
AA
AA-
A+
A
A-
BBB+
BBB
BBB-
Investimento
BB+
BB
BB-
B+
B
B-
CCC
CC
C
D
Ba1
Ba2
Ba3
B1
B2
B3
Caa
Ca
C
Wr
BB+
BB
BB-
B+
B
B-
CCC
CC
C
D
Especulativo