Publicidade
O deputado federal Rogério Correia (PT-MG) publicou e depois apagou uma imagem gerada por inteligência artificial que associava o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o empresário Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, e o ex-presidente do Banco Central Roberto Campos Neto.
A montagem, que circulou nas redes sociais, foi acompanhada de legenda em que Correia classificava a cena como “o retrato da roubalheira do Banco Master” e defendia a prisão dos envolvidos.
Entre as respostas mais duras, o ex-vereador Carlos Bolsonaro (PL) afirmou que a publicação deveria motivar investigação nos mesmos moldes dos inquéritos sobre fake news, enquanto o advogado Fabio Wajngarten classificou a iniciativa como “lamentável” e atacou o PT.
Oportunidade com segurança!
Em nova manifestação, Correia disse ter retirado o post por reconhecer que a imagem poderia ser interpretada como real. Afirmou que o uso da IA teve caráter simbólico, para ilustrar, segundo ele, a proximidade política entre Vorcaro e figuras da direita.
No texto, voltou a citar a indicação de Campos Neto por Bolsonaro ao Banco Central e questionamentos sobre a atuação da autoridade monetária diante de indícios envolvendo o Banco Master, além de decisões judiciais que teriam protegido o empresário antes da liquidação da instituição.
O Banco Central do Brasil informou que não há, até o momento, indícios de falha de Campos Neto na supervisão do Banco Master durante sua gestão. Vorcaro foi preso no mesmo período em que o BC decretou a liquidação extrajudicial da instituição, acusada de emitir Cédulas de Crédito Bancário sem lastro.
Continua depois da publicidade
Executivos do banco são investigados por fraude contra o sistema financeiro nacional, e um dos principais clientes, o Banco de Brasília, também é alvo das apurações. O caso tramita sob relatoria do ministro Dias Toffoli, no Supremo Tribunal Federal, e segue alimentando embates políticos paralelos às investigações formais.
