“Modelo está errado. Lula é esse modelo”, diz empresário que apoiou o PT em 1989

Segundo ele, embora Lula tenha maior talento político e mais pragmatismo do que Dilma, ambos representam o mesmo modelo, "errado"

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – Um dos primeiros empresários a apoiar o PT em 1989, o  empresário Lawrence Pih, que acaba de vender o Moinho Pacífico Indústria e Comércio, criticou o modelo de governo de Lula e Dilma Rousseff em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo.

Segundo ele, embora Lula tenha maior talento político e mais pragmatismo do que Dilma, ambos representam o mesmo modelo, “errado”. 

“Surfamos uma onda de crescimento mundial, tiramos milhões da pobreza, gastamos mais do que podíamos para perpetuar o modelo socialista keynesiano”, diz. “. Eu acho que o modelo está errado. O Lula é esse modelo”, afirmou.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

No momento, o empresário afirma não vislumbrar solução definitiva para a crise econômica do Brasil e que é preciso cortar gastos e melhorar a eficiência da máquina estatal.

Ao ser perguntado sobre se o caminho que está sendo adotado para solucionar a crise é correto, Pih afirma que, atualmente, não há um caminho. “O que está havendo é uma tentativa de equacionar um problema enorme com medidas paliativas. Não se vislumbra solução definitiva —nem a possibilidade de uma”.

“O que o Joaquim Levy [ministro da Fazenda] está fazendo não é suficiente. Reconheço que politicamente já é difícil, mas eu faria algo mais drástico. O ônus que o setor público impõe à Previdência é muito alto. Há tantos lugares em que é possível cortar gastos. Como é possível a nossa carga tributária bruta ser quase igual à de países desenvolvidos da Europa?”, pergunta. Para ele, Dilma deve cortar gasto e apertar o cinto, tornando a máquina eficiente. 

Continua depois da publicidade

Ao ser questionado sobre se a saída de Dilma é um caminho, ele afirmou que impeachment é traumático, mas afirma: “com ela na Presidência até 2018, como ficará o país? Se as coisas começam a se deteriorar no ritmo em que isso acontece desde janeiro, estamos em maus lençóis. Não é só uma questão técnica. É também política, sob o aspecto da governabilidade”. 

Na última eleição, Pih apoiou a candidata do PSB à presidência (que está agora no Rede Sustentabilidade), Marina Silva. 

Deixe seu melhor email e receba a planilha com o preço das ações do Ibovespa em dólar:

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.