Ministro tentará formar mesa de negociação com CSN para evitar demissões

Em nota, Miguel Rossetto disse que vai apresentar "alternativas" às demissões, como o Plano de Proteção ao Emprego (PPE), criado pelo governo Dilma Rousseff neste ano.

Estadão Conteúdo

Publicidade

O ministro do Trabalho e Previdência Social, Miguel Rossetto, afirmou nesta segunda-feira, 28, que entrará em contato com a CSN (CSNA3) para formar uma mesa de negociação entre a empresa, o governo e o sindicato que representa seus trabalhadores, de forma a evitar demissões. Em nota, Rossetto disse que vai apresentar “alternativas” às demissões, como o Plano de Proteção ao Emprego (PPE), criado pelo governo Dilma Rousseff neste ano.

Quer saber onde investir em 2016? Veja no Guia Especial InfoMoney clicando aqui!

O plano consiste na redução temporária da jornada de trabalhadores de empresas em dificuldades – junto dessa menor carga de trabalho há um corte de salários, compensado em parte pelo governo, com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

O Sindicato dos Metalúrgicos de Volta Redonda, que representa os 11 mil operários da CSN, já disse ser favorável ao acordo. Segundo o presidente da entidade, Silvio Campos, as demissões devem ser de 3 mil trabalhadores e estão programadas para ocorrer na semana que vem.

Em carta entregue à Rossetto nesta segunda, o sindicalista afirmou que a CSN “não pode continuar a receber bilhões de reais a título de empréstimo do BNDES, a juros subsidiados e continuar a demitir seus empregados, de forma perversa e ilegal”.

Procurada pelo jornal O Estado de S. Paulo, a CSN respondeu em nota, por meio de sua assessoria de imprensa. “A CSN está negociando com o Sindicato dos Metalúrgicos de Volta Redonda e Região medidas necessárias para enfrentar o desafiador cenário econômico brasileiro e mundial. Durante todo o ano de 2015, a CSN fez enormes esforços para manter os níveis de emprego e foi uma das poucas empresas do seu setor a não realizar ajustes em sua produção.”

Continua depois da publicidade

O ministro ficou de entrar em contato com o presidente da CSN, o empresário Benjamin Steinbruch, ainda nesta segunda para convocar uma reunião para o início de janeiro e solicitar que as demissões não ocorram antes do encontro.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.