Ministro Tarso Genro reage a acusações de governadora do RS e refuta complô

Escutas gravadas pelo vice-governador, que pode ser cassado de seu partido, detonam crise política no estado

Publicidade

SÃO PAULO – O Ministro da Justiça, Tarso Genro (PT), reagiu a acusações sobre a atuação da Polícia Federal em possível fraude no Governo em crise do Rio Grande Sul. Destino de vice-governador do estado será decidido ao fim do mês pelo Democratas.

Yeda Crusius (PSDB), governadora do estado, vê-se em meio a uma série crise política após divulgação de conversas telefônicas do vice-governador, Paulo Feijó (Dem), com o então chefe estadual da casa-civil, Cezar Busatto, em que este admite o uso de órgãos e empresas estatais para a conquista de apoio político.

Complô

Em entrevista ao Estado de São Paulo, a governadora Crusius afirmou enxergar conspiração para reestruturar seu governo, reclamando da atuação da Polícia Federal em investigações sobre fraude de R$ 44 milhões no Detran (Departamento Estadual de Trânsito), também levantando suspeitas sobre envolvimento da deputada federal Luciana Genro (PSOL), filha de Tarso, no pedido de impedimento de seu mandato.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

O ministro Genro respondeu às acusações reiterando que a PF age dentro da legalidade, além de afirmar que a governadora se mostra excessivamente tensa e vulnerável. Sobre o impeachment, afirmou discordar da atitude do partido de sua filha.

Pivô do escândalo

O vice-governador do Estado enfrenta problemas perante seu partido, o Democratas, por ter sido o responsável pela divulgação da conversa com Busatto. Feijó, que rompeu com a governadora logo após a eleição, sofre processo de cassação da legenda proposto pelo senador Heráclito Fortes, que o acusa de falta de ética por ter gravado um membro de seu governo, independentemente do teor da conversa.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.